Celepar adota inovações e soluções tecnológicas para enfrentar a pandemia

O vice-governador Darci Piana enalteceu o trabalho, esforço e qualificação da empresa, traduzidos na direção e no corpo funcional. "É imensamente gratificante ver esta dedicação especial das equipes da Celepar, trazendo resultados extraordinários em benefício ao Estado e também ao nosso País nesses 56 anos de história".
26/11/2020 - 10:07

A Celepar comemora 56 anos de existência e destaca a trajetória de inovação e soluções em tecnologia que descomplicam a vida dos cidadãos paranaenses. O evento de celebração foi na terça-feira (24), de forma online, e ressaltou as inovações que deram suporte às medidas do Governo do Estado para atendimento à população e gestão da pandemia do novo coronavírus.

Este ano, a companhia teve 95% de seus funcionários em teletrabalho e entregou uma série de resultados que impactaram positivamente na atuação no Estado. Foi possível ampliar o leque de serviços digitais e, assim, preservar a saúde da população e também de servidores públicos que utilizam ferramentas criadas pela Companhia para trabalhar de forma remota.

Diversas soluções surgiram para o enfrentamento da pandemia, como o Telemedicina Paraná, que em conjunto com o serviço psicológico online e gratuito, possibilitou o atendimento de mais de 11 mil pacientes pela plataforma.

Sistemas têm auxiliado na gestão de leitos de UTI para atender casos de Covid-19, sendo a base operacional da Secretaria da Saúde e, além disso, propiciam aos gestores da pasta, dados para acompanhar a evolução da doença e das condições da assistência hospitalar em tempo real.

Um outro exemplo é app 190, feito em parceria com a Polícia Militar, que ganhou o botão Covid-19. Isso possibilita ao cidadão fazer denúncias de locais com aglomeração de pessoas, com a opção de enviar fotos e vídeos. Assim, as forças policiais atendem as ocorrências, com o intuito de combater a proliferação do novo coronavírus.

"A Celepar nunca foi tão exigida, em um momento tão duro, ocasionado pela pandemia, com as soluções colocadas em prática, como a telemedicina, entre tantos que ajudaram e estão ajudando a gestão na área da saúde e a prestação de serviço para a população", afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, na live de comemoração pelo aniversário.

“Agradeço a todos os que fazem parte desta linda história de 56 anos da Celepar, que tem ajudado a tornar o Paraná o Estado mais moderno do Brasil”, disse Ratinho Junior. “Este é um grande objetivo nosso, para que possamos corresponder os anseios da população. Nós, cidadãos e máquina pública, somos cada vez mais dependentes do setor de tecnologia. Portanto é importantíssimo e estratégico o bom andamento da companhia, tanto em projetos já consolidados como o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), como também na criação de novas ferramentas de transparência, compliance e de prestação de serviços".

A Celepar foi pioneira em tecnologia pública no País, lembrou o  chefe da Casa Civil, Guto Silva. “Essa empresa representa o orgulho paranaense, presente também no DNA do Governo do Estado. Destaco os 56 anos repletos de desafios nesse mundo conectado em que vivemos, e a todos que fazem essa história acontecer".

OPORTUNIDADE - O presidente da Celepar, Leandro Moura, falou sobre o ano totalmente atípico devido a pandemia. “Com a Celepar não foi diferente. Porém, foi também uma grande oportunidade, em que nos reinventamos, nos adaptamos rapidamente ao teletrabalho e conseguimos ampliar o leque de serviços digitais tanto ao cidadão, quanto aos gestores públicos do Estado. Isto não seria possível sem toda a dedicação de cada colaborador e também do apoio recebido do Governo do Estado", afirmou Moura.

BANCO DE IDEIAS – Na celebração, Leandro Moura lançou um projeto voltado aos colaboradores da Celepar, que tem como objetivo trazer soluções inovadoras para a gestão pública. “A iniciativa se chama Banco de Ideias e busca incentivar as mentes dos talentos que temos em nossa casa, ao promover a cultura de inovação. Ideias inovadoras podem ajudar ainda mais a administração pública”.

HISTÓRIA - Fundada em 1964 com o nome Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná, a Celepar é a mais antiga empresa pública do país, criada com a finalidade de prestar serviços de informática a todos os órgãos e entidades que integram a administração pública estadual.

Em 1965 a companhia teve o seu primeiro computador. Entre os serviços que marcaram época, o sistema de teleprocessamento para identidades em 1980, pioneiro na identificação de RGs duplicados, e o recadastramento eleitoral em 1986 feito em tempo recorde, quando os paranaenses foram os primeiros do país a receberem os novos títulos de eleitor.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

FONTE: Agência Estadual de Notícias