Estado autoriza a construção de mais um condomínio para idosos

Novo empreendimento será construído em Francisco Beltrão. Investimento é de R$ 5 milhões e foi confirmado durante a agenda de transferência da sede do governo estadual para o município. Empreendimento é do programa Viver Mais Paraná, criado em 2019 e que visa atender idosos com renda de um a seis salários mínimos.
13/03/2020 - 15:47

O município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, vai receber um condomínio do idoso, do programa Viver Mais Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado. O empreendimento foi confirmado nesta sexta-feira (13) pelo vice-governador Darci Piana, dentro da agenda de transferência da sede administrativa do Governo do Estado para o município. Será a vigésima estrutura do Estado – duas já estão em fase final de construção. O investimento é de cerca de R$ 5 milhões.

O programa Viver Mais Paraná, coordenado pela Cohapar, foi criado em 2019 e visa atender idosos com renda de um a seis salários mínimos. Os condomínios são horizontais e fechados, com 40 moradias cada. Darci Piana afirmou que o programa é a base da política de atendimento aos idosos mais vulneráveis do Estado. “É um programa inovador e uma representação de respeito do Governo com os idosos. O Paraná está pensando políticas públicas específicas para os idosos, preparando as estruturas de atendimento para os próximos anos”, disse.

Jorge Lange, presidente da Cohapar, explicou que o condomínio é parte do planejamento estadual de atendimento a essa parcela da população. “O governador tem um olhar especial sobre esse projeto e tem buscado recursos para ampliar a velocidade de construção dos condomínios. E também a preocupação social em antever um dilema que bate a nossa porta, do crescimento da população idosa”, destacou. “O Paraná se antecipa. Os condomínios dos idosos proporcionam vida tranquila e segura para essas pessoas”.

ESTRUTURAS - Os empreendimentos contam com infraestrutura de saúde, assistência social e lazer aos moradores. O projeto arquitetônico inclui praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e piscina para hidroginástica. Pelos contratos firmados com os municípios, as prefeituras serão responsáveis pela manutenção dos condomínios.

Caberá às administrações municipais a prestação de serviços periódicos básicos de saúde e assistência social nos condomínios, em espaços reservados para esta finalidade.

Participarão da seleção os idosos que não sejam proprietários de outros imóveis. Os escolhidos poderão residir nas casas por tempo indeterminado, sozinhos ou em casais, com o pagamento de uma contrapartida mensal de 15% de um salário-mínimo, que equivale atualmente a R$ 149,70.

VIVER MAIS PARANÁ – A unidade de Francisco Beltrão será a vigésima do Paraná. Duas cidades já contam com unidades em obras (Foz do Iguaçu e Jaguariaíva) e quatro já tiveram projetos contratados (Cornélio Procópio, Irati, Prudentópolis e Telêmaco Borba). Já foram anunciadas unidades também em Arapongas, Cascavel, Cianorte, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Londrina, Maringá, Palmas, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa e Sarandi.

PRESENÇAS - Estiveram presentes no ato de instalação da sede do Governo os secretários Guto Silva (Casa Civil), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), e Valdemar Bernardo Jorge (Planejamento e Projetos Estruturantes); o deputado federal Vermelho; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, e os deputados estaduais Nelson Luersen, Luiz Fernando Guerra, Luciana Rafagnin, Wilmar Reichemback e Paulo Litro; o diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange; o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves; o diretor-geral do Detran, Cesar Vinicius Kogut; o coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Raimundo Schünig; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Péricles de Matos; o presidente da Amsop e prefeito de Salto do Lontra, Maurício Baú; o presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, Carlos Kniphoff; o presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão, Tarsizio Bonetti; além de lideranças dos municípios da região.

Fonte: AENPR

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br