Governo discute retomada econômica com setor madeireiro

Videoconferência reuniu o governador Carlos Massa Ratinho Junior e empresários, e tratou de ações conjuntas entre Estado e o setor privado. Segmento emprega cerca de 84 mil pessoas e tem mantido o ritmo de produção com base nas exportações pelos Portos do Paraná.
25/06/2020 - 15:55

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta segunda-feira (18) por videoconferência com representantes do setor madeireiro do Paraná. Os empresários apresentaram as iniciativas adotadas desde o começo da pandemia para manutenção das atividades e dos empregos, seguindo as orientações do Governo do Estado, e uma pauta para retomada gradual dos investimentos. A reunião foi organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri.

Foram discutidas estratégias para o período de crise, o aumento da parceria entre as instâncias do Governo do Estado e a iniciativa privada e a importância da manutenção das exportações pelos portos do Paraná mesmo durante a pandemia, com os cuidados sanitários ofertados pela Operação de Contingência à Covid-19 no setor portuário. Os empresários também requereram a possibilidade de pagamento parcial das contas de energia com créditos de ICMS, pauta que será estudada pela Secretaria da Fazenda.

O governador ressaltou que o setor emprega cerca de 84 mil pessoas no Estado e tem mantido o ritmo de produção com base no comércio exterior, depois de uma queda de 70% no consumo no mercado interno nos últimos meses. “É um setor extremamente importante para economia do Paraná. O Governo do Estado tem criado mecanismos para amenizar os problemas na saúde e na economia, trabalhando de forma equilibrada para gerar o menor prejuízo possível”, afirmou Ratinho Junior.

PORTO – O governador ressaltou que mesmo durante a pandemia a movimentação nos Portos do Paraná bateu recordes. O Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu 58.499 caminhões em abril, superando em mais de três mil veículos o recorde anterior. Abril também marcou a maior movimentação mensal de cargas da história: em 30 dias foram mais de 5,5 milhões de toneladas de cargas, volume 30,9% maior que o registrado no mesmo mês em 2019.

Ao mesmo tempo a Operação de Contingência à Covid-19 nos portos paranaenses contabilizou mais de 200 mil aferições de temperatura de trabalhadores e caminhoneiros que entraram no Pátio de Triagem ou no Porto de Paranaguá.

“Tivemos esse cuidado com os portos. Inclusive com kits de alimentação para os caminhoneiros e atendimento na área de saúde. Conseguimos fazer com que o Porto de Paranaguá trabalhasse com velocidade normal, uma referência no Brasil para atender a exportação”, disse Ratinho Junior. “Não colocamos o Estado em quarentena, mas controlamos as aglomerações. Fizemos fechamentos pontuais. Criamos barreiras de monitoramento nas divisas e aplicamos uma política de testagem em massa da população. Com isso, o Paraná é o 19º estado em número de casos, mesmo com a quinta maior população do Brasil”.

GRUPO DE TRABALHO – O vice-governador Darci Piana também participou do encontro e apresentou o planejamento inicial do Grupo de Trabalho para Coordenação de Ações Estruturantes e Estratégicas para Recuperação, Crescimento e Desenvolvimento do Estado do Paraná, criado para trabalhar a retomada das atividades em parceria com o setor privado.

Entre as iniciativas já elencadas estão a criação do selo “made in Paraná” para estimular o consumo regional e recuperar as perdas sociais e financeiras provocadas pela interrupção de atividades; um programa de estímulo aos Arranjos Produtivos Locais (APLs); incentivo à geração de emprego a partir da execução de obras públicas e privadas; e o pacote de mais R$ 1,6 bilhão em crédito para obras estruturantes e R$ 600 milhões para infraestrutura urbana nos municípios.

“Estamos avançando nesse planejamento com o setor privado. Estamos respondendo bem na questão da saúde, mas não podemos esquecer da economia. Esse plano vem sendo tratado com prioridade no Governo do Estado. Estamos preparando um trabalho grande com novas iniciativas. E as madeireiras não estão distante desse planejamento. Queremos aumentar a mão de obra, a circulação de renda, a construção de casas populares. Estamos criando esse plano em conjunto com G7”, disse Piana.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no encontro o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o deputado estadual Hussein Bakri; o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro; e empresários do setor de União da Vitória, Araucária, Guarapuava, Telêmaco Borba e Palmas.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ