Busca Paraná

Vice-Governadora

Cida Borghetti


Cida BorghettiNascida na cidade de Caçador (SC) em 18 de fevereiro de 1965, Cida Borghetti adotou o Paraná como sua terra. Filha dos descendes de imigrantes italianos, Ires Anna e Severino Ivo Borghetti, Cida veio ao Paraná com apenas dois anos. Seus pais eram pessoas tangidas pela fé, geradores e educadores de 13 filhos. Cida é a décima entre os irmãos. Em Curitiba, eram proprietários do restaurante Casagrande, situado no bairro das Mercês o local era conhecido pela acolhida generosa.

Empresária, deputada federal e presidente estadual do PROS, Cida é formada em Administração Pública, com especialização em Políticas Públicas. Iniciou na política como militante do PDS jovem do Paraná.

É casada com Ricardo Barros e tem uma filha, Maria Victória Borghetti Barros.

Cida Borghetti é reconhecida nacionalmente pelo trabalho pela saúde preventiva e em defesa dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes. É autora da Lei do Dia de Luta contra o Câncer de Mama, comemorado no dia 27 de novembro, a data mobiliza milhares de pessoas em todas as cidades paranaenses e em diversas regiões do Brasil.

Na Câmara dos Deputados, se destaca na presidência da Comissão Especial da Primeira Infância, que trata de direitos e políticas públicas voltadas as crianças de zero a seis anos. Cida também é autora do projeto de Lei 267/2011 que assegura mais paz nas escolas.

Foi deputada estadual por dois mandatos consecutivos (2003 - 2006/2006 - 2010). Nesse período foi autora de mais de 100 leis, entre elas a que cria as Regiões Metropolitanas do Estado, visando o desenvolvimento regional. Também foi chefe da Secretaria de Representação do Governo do Paraná, em Brasília em 1998.

Além da dedicação e amor pelo trabalho e a vida pública, Cida é reconhecida também pelo seu carisma, pelo carinho e respeito com que trata todas as pessoas e por suas declarações positivas, acreditando num país justo e igualitário. Suas bandeiras sempre foram a valorização da vida, pela educação e saúde de qualidade, por mais oportunidades para os jovens, o cuidado com os idosos e em defesa das famílias. Recém-eleita vice-governadora, Cida afirma que vai levar ao Palácio Iguaçu as bandeiras pelas quais sempre trabalhou.
Recomendar esta página via e-mail: