Alunos e professores celebram sustentabilidade e garantem prêmios no concurso Agrinho

Além dos tradicionais concursos de desenho e redação, a premiação também contou com as categorias de Robótica, Programação e Redação Paraná, voltadas aos estudantes da rede estadual e promovidas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
Publicação
08/11/2022 - 09:33

Estudantes e professores da rede estadual de ensino do Paraná foram premiados com smartphones, nesta segunda-feira (7), durante o 27º Concurso Agrinho, promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR. Além dos tradicionais concursos de desenho e redação (para alunos das redes pública e privada), a premiação também contou com as categorias de Robótica, Programação e Redação Paraná, voltadas aos estudantes da rede estadual e promovidas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR).

O tema desta edição do concurso foi “Sustentabilidade Ambiental” – as redações e projetos de robótica e de programação premiados tratam de problemas e soluções voltados ao meio ambiente.

Presente na cerimônia, o vice-governador Darci Piana celebrou o engajamento dos jovens com um tema tão importante para a preservação ambiental e a agricultura no Paraná. “Vocês serão os responsáveis de amanhã para que continuemos sendo a melhor agricultura da América Latina e uma das melhores do mundo, graças ao atendimento que a gente faz ao nosso meio ambiente”, disse aos estudantes.

O secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, comemorou as mais de 300 mil redações inscritas no Agrinho e feitas na plataforma Redação Paraná, criada pela Seed-PR. “Foi um número muito acima das nossas expectativas. Também tivemos o Agrinho Robótica, com muitos prêmios e trabalhos maravilhosos. Tivemos alunos fazendo drones que plantam sementes sozinhos. Estamos trazendo inovação para o Paraná, e hoje é a coroação desse trabalho”, disse.

PROJETOS INOVADORES – Um exemplo de uso da tecnologia dentro da proposta do concurso foi o trabalho do aluno João Guilherme Kuspiosz, 16 anos. Ele conquistou o 1º lugar na categoria de Programação (para Ensino Médio) graças ao site de conteúdo ambiental que criou a partir das aulas de Pensamento Computacional. "As aulas de programação foram as que eu mais gostei no Novo Ensino Médio. Pretendo seguir nessa área”, conta o estudante, que está no 1º ano do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Irati.

A estudante Maria Eduarda dos Santos foi premiada na categoria Redação com texto que escreveu utilizando a plataforma Redação Paraná. “Eu me dediquei muito. Escrevi sobre uma menina que passou por uma mata sendo destruída. Ela achou isso muito ruim e decidiu conversar com a professora para criar um grupo para ajudar a natureza. Cada um contribuía de um jeito”, explica a aluna, que está no 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual de Iporã.

Durante a cerimônia, que aconteceu na manhã desta segunda no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, foram entregues 944 prêmios para alunos, professores e escolas. Além de smartphones, também houve entrega de tablets, notebooks, projetores multimídia e até automóveis, para os três ganhadores da categoria Experiência Pedagógica. Outros 896 prêmios serão entregues posteriormente nos Núcleos Regionais de Educação do Estado. Ao todo, quase 1,5 mil prêmios (dos 1,8 mil totais) foram destinados a estudantes e professores da rede estadual.

SUSTENTABILIDADE – A escolha do tema “Sustentabilidade ambiental” está relacionada, segundo Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR, à urgência de tomada de medidas para frear o aquecimento global. “A nossa geração não soube enfrentar esse terrível problema, postergando ações práticas. Esperamos que as próximas gerações não apenas saibam o que fazer, mas o façam, restabelecendo situações climáticas mais amigáveis para toda a humanidade”, afirmou.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçou a importância do evento para contribuir com o desenvolvimento da agricultura no futuro próximo. “Temos que fazer cada vez mais com inovação, com conhecimento, com ciência, para que nossos processos sejam de fato sustentáveis”, disse. “No Paraná, temos um carimbo de muitos anos de sermos um estado diferenciado, que faz uma agricultura competente, de resultados, e cada vez mais tratando o ambiente da forma correta. Agora, precisamos fazer mais e melhor com menos recursos da nossa natureza”.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia os deputados estaduais Márcio Nunes, Anibelli Neto e Luiz Cláudio Romanelli; os deputados federais Ricardo Barros e Sérgio Souza; o senador eleito Sergio Moro; o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky; o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski; o diretor-presidente da Faciap, Fernando Moraes; o diretor-superintendente do Sebrae, Vitor Roberto Tioqueta; o diretor-presidente da Adapar, Otamir Martins; e dirigentes e associados da Faep.

Confira a lista dos vencedores AQUI.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS