Asfalto Novo, Vida Nova: Estado repassa mais R$ 46,8 milhões para dez municípios

Os recursos serão destinados aos municípios de Nossa Senhora das Graças, Mariópolis, São Tomé, Cruzmaltina, Inajá, Boa Ventura de São Roque, Alto Paraíso, São Pedro do Iguaçu, Campo Bonito e Vitorino.
03/10/2023 - 14:46

Mais R$ 46,8 milhões foram liberados pelo Governo do Estado para dez municípios do Paraná pelo programa Asfalto Novo, Vida Nova. Os investimentos serão usados para pavimentação de todas as ruas dos municípios, construção de calçadas com acessibilidade e instalação de iluminação em LED nas cidades. Os repasses foram assinados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (3) no Palácio Iguaçu.

Os recursos serão destinados aos municípios de Nossa Senhora das Graças, Mariópolis, São Tomé, Cruzmaltina, Inajá, Boa Ventura de São Roque, Alto Paraíso, São Pedro do Iguaçu, Campo Bonito e Vitorino, que, somados, vão investir R$ 2,4 milhões em contrapartida.

O programa, que prevê a pavimentação asfáltica de 100% das vias urbanas dos 160 municípios do Paraná com até 7 mil habitantes, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e prefeituras. O investimento total do programa para acabar com as ruas de chão batido destas cidades é de R$ 577 milhões.

"Este é o maior programa de pavimentação urbana do Brasil, acabando com o pó, a lama e as ruas de terra da frente da casa das pessoas. As ruas asfaltadas, as calçadas com acessibilidade e a iluminação valorizam as cidades e dão dignidade aos moradores destes municípios”, afirmou o governador.

Para receber os repasses, os municípios apresentam projetos à Secretaria de Estado das Cidades com suas necessidades, que são analisadas pelo Paranacidade. Além do asfaltamento de todas as ruas das áreas urbanas dos municípios, o programa prevê instalação de sistema de drenagem de águas pluviais, paisagismo, sinalização e arborização.

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – Das dez cidades que receberam recursos nesta terça-feira (3), Nossa Senhora das Graças, na região Norte, é a que vai receber o maior repasse. São R$ 5,6 milhões do governo estadual, sendo R$ 5 milhões para pavimentação e R$ 642 mil para iluminação. Como contrapartida, o município vai investir R$ 526 mil.

De acordo com o prefeito Clodoaldo Aparecido Rigieli, este é o maior investimento estadual da história do município, que tem 4 mil habitantes. “Eu nasci em uma casa que ficava em uma rua de chão batido e agora poderemos entregar para a população uma cidade 100% asfaltada. É uma alegria muito grande”, disse.

MARIÓPOLIS – Na região Oeste, Mariópolis, de 6,6 mil habitantes, receberá do Governo do Estado R$ 4,4 milhões para asfaltar as ruas e R$ 842 mil para instalação de iluminação em LED em toda a área urbana do município. A prefeitura, como contrapartida, vai investir R$ 116 mil.

Segundo o prefeito Mario Paulek, três bairros devem receber maior parte dos recursos. “Vamos completar o calçamento e o asfalto da cidade. Será um recurso muito bem-vindo para os moradores, principalmente, dos bairros Planalto, Novelo e Rossi, onde vamos até abrir uma rua e ela já será pavimentada”, complementou.

SÃO PEDRO DO IGUAÇU – Também no Oeste, São Pedro do Iguaçu, com 5,7 mil pessoas, vai completar as ruas asfaltadas da cidade com o repasse de R$ 4 milhões do Governo do Estado. “É uma alegria muito grande para a população de São Pedro do Iguaçu receber estes investimentos para acabar com o chão batido na cidade”, disse o prefeito Zé Aroldo.

SÃO TOMÉ – Para São Tomé, no Noroeste, o governo estadual vai liberar cerca de R$ 2 milhões, sendo R$ 1,3 milhão para a pavimentação e R$ 751 mil para a instalação de iluminação. O município de 5,2 mil habitantes vai investir uma contrapartida de R$ 264 mil. “Este recurso vai ser aplicado na região da Usina, que é a única ainda sem asfalto em São Tomé. É algo muito esperado por todos os moradores e não seria possível um investimento destes somente com o caixa do município”, explicou o prefeito Océlio Cesar Ferreira Leite.

INAJÁ – Com 2,5 mil moradores, Inajá, também no Noroeste, receberá R$ 5 milhões para acabar com as ruas de chão batido e R$ 463 mil para completar a cidade com iluminação em LED. A prefeitura vai investir R$ 401 mil na pavimentação das ruas como contrapartida. “O município de Inajá é grato por um investimento como este vindo do Governo do Estado. É um volume que nunca foi visto na história da nossa cidade”, disse o prefeito Cléber da Silva.

ALTO PARAÍSO – Ainda no Noroeste, Alto Paraíso, de 3 mil habitantes, terá um aporte do Governo do Estado de R$ 5 milhões para asfaltamento das vias urbanas da cidade. A administração municipal, por sua vez, investirá R$ 182 mil.

Segundo o prefeito Décio Jardim Junior, o Preto, a região da comunidade da Ilha Grande vai receber a maior parte dos recursos, o que será suficiente para cobrir 100% das ruas da cidade com asfalto. “É muito bom, porque isso dá qualidade de vida e valoriza o município. Nosso município há alguns anos quase não tinha ruas de asfalto e agora vai ser completamente pavimentado”, afirmou.

Fonte: Agência de Estadual de Notícias