Bope entrega medalha a vice-governador

A homenagem é conferida a militares e pessoas da comunidade que se destacaram no exercício de sua função e colaboraram com a segurança pública, em especial para o fortalecimento das ações do batalhão.
Publicação
12/11/2020 - 11:47

O governador em exercício Darci Piana recebeu nesta quinta-feira (12), no Palácio Iguaçu, a medalha Mérito Operações Especiais das mãos do comandante- geral do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), major Marcio Antônio Machado Pereira.  “Estou muito honrado em receber essa homenagem do grupo de elite da Polícia Militar, que  há dez anos defendem os paranaenses”, disse.

A homenagem é conferida anualmente na data de comemoração de aniversário do BOPE para homenagear os militares e pessoas da comunidade que se destacaram no exercício de sua função e colaboraram com a segurança pública, em especial para o fortalecimento das ações do batalhão.

HISTÓRIA - O Batalhão foi criado por meio do decreto 8.627 em 27 de outubro de 2010 com a estruturação em seis subunidades: A Companhia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), da Companhia de Choque, da Companhia de Operações com Cães (COC), da Equipe de Negociação (EN), do Esquadrão Antibombas (EAB) e da Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE).


Mas a origem é de 46 anos antes, quando foi criada a Companhia de Operações Especiais (COE) em outubro de 1964. Em 1976 a unidade transformou-se em Companhia de Choque, com base no Quartel do Comando-Geral da PM, tendo como comandante o tenente Eugênio Semmer, que hoje está como coronel da reserva remunerada. Dali surgiram as atuais nomenclaturas da RONE, do Canil e do atual COE (Comandos e Operações Especiais) e das demais subunidades.

Participaram da homenagem o comandante do COE, capitão Cezar Hoinatski ; comandante da RONE, capitão Paulo Alexandre Rodrigues; capitão Sérgio Augusto Silva e  policiais do Bope.

 

GALERIA DE IMAGENS