Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres contou com grande adesão em todo o Estado

O décimo encontro do programa aconteceu nesta sexta-feira (4). Objetivo da caravana, realizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa é incentivar a criação de secretarias, conselhos e fundos municipais de defesa dos direitos das mulheres.
04/08/2023 - 13:53

A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres fez sua última parada nesta sexta-feira (4) em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, com mais uma rodada de orientações e discussões sobre políticas públicas para mulheres.

A caravana, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que passou por dez cidades de diferentes regiões do Estado, teve como objetivo orientar gestores municipais sobre a importância da criação de estrutura de gestão próprias, como secretarias municipais, conselhos, fundos ou órgãos com foco em políticas públicas para mulheres.

Segundo o vice-governador Darci Piana, a ideia é apresentar as boas experiências do Governo do Estado para inspirar as administrações municipais. "A gente trabalha para garantir o espaço necessário às mulheres no nosso Estado. Nesta gestão foi criada a Secretaria da Mulher e o Banco da Mulher Paranaense, temos o trabalho com as Mulheres do Café e também as Patrulhas Maria da Penha. A participação da mulher em todos os segmentos é muito necessário para o equilíbrio da gestão", disse.

Ao longo do itinerário do programa, que começou em maio, mais de 3 mil representantes de 281 municípios participaram das reuniões. “A gente encerra essa primeira temporada da caravana com a adesão de mais de 70% dos municípios do Paraná. Por onde passou, a caravana orientou gestores municipais sobre a importância da criação e fortalecimento de órgãos locais voltados para a implementação de políticas públicas e ações relacionadas à proteção e aos direitos da mulher”, disse a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

“Hoje a prioridade do governador Carlos Massa Ratinho Junior é combater a violência contra a mulher e criar políticas duradouras para esse público. Mas a gente sabe que as mulheres precisam cada dia se sentirem mais protegidas, mas também mais respeitadas. E você vai combater a violência com prevenção, com promoção e com proteção. Então, são feixes estruturantes dentro de uma política de Estado que tá sendo construída”, complementou Leandre.

“Nos reunimos para direcionar políticas públicas para as mulheres. Nós temos que pensar coletivamente em como colocar a mulher no PPA (Plano Plurianual), na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), e todos os instrumentos disponíveis nos municípios, no Estado e na União”, afirmou a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, anfitriã do evento de encerramento.

CIRCUITO E NOVAS FASES – A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres contou com apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e todas as associações regionais.

O circuito itinerante também identificou quais cidades estão dispostas a criar novas estruturas a partir das orientações do Governo do Estado. Um estudo elaborado pelo Estado antes da caravana identificou que 13 municípios paranaenses possuem uma Secretaria da Mulher e outros quatro têm organismos específicos dedicados a estas políticas públicas. No total, 149 municípios possuíam um conselho municipal e 64 tinham fundo municipal dos Direitos da Mulher. A ideia, pós-caravana, é que esses números cresçam nos próximos meses.

Uma das iniciativas municipais inspiradas pela caravana foi a criação do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres pelo município de Rio Negro, que aconteceu nesta segunda-feira (31). Segundo a administração municipal, a criação do departamento usou como exemplo a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e tem como objetivo ampliar o rol de programas em defesa dos direitos das mulheres na cidade.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes no evento o secretário de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; o secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Aparecido Ferreira dos Santos; a diretora da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; e outras autoridades da região.