O governo do Estado, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nós Por Elas, concedeu nesta segunda-feira (18) ao Ceasa Paraná (Centrais de Abastecimento do Paraná) a Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres. O selo reconhece as boas práticas da instituição na promoção de um ambiente de trabalho seguro e igualitário, consolidando o compromisso da organização com os direitos das mulheres.
A cerimônia na Ceasa em Curitiba reuniu diversas autoridades, incluindo o vice-governador Darci Piana, a secretária Leandre Dal Ponte, a ativista Luiza Brunet, o presidente da ABNT, Mário William Esper, o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz, entre outras autoridades. A certificação formaliza o compromisso de organizações em garantir os direitos das mulheres, contribuindo para a redução da desigualdade e da violência no país. Possui selos Bronze, Prata, Ouro e Platina, conforme os requisitos atendidos. Estados e empresas aderem ao projeto como instrumento de proteção e reconhecimento social, alinhando ações internas à Agenda 2030 – ODS 5 (Igualdade de Gênero).
O vice-governador Darci Piana destacou o caráter simbólico do evento e a importância da defesa das mulheres. “Esse encontro é simbólico porque trata de um tema essencial: a defesa das mulheres. Tenho orgulho de dizer que o nosso Estado se tornou referência nacional na promoção da igualdade. Isso se deve ao trabalho conjunto de homens e mulheres comprometidos. O que falta muitas vezes é exatamente respeito e amor ao próximo. E é por isso que, aqui no Ceasa, damos mais um exemplo de compromisso”, afirmou.
Durante a solenidade, foram destacadas as etapas do processo de certificação, o envolvimento de equipes internas e os critérios avaliados pela ABNT, evidenciando a seriedade e o comprometimento da Ceasa com a segurança e o respeito às mulheres.
A secretária Leandre Dal Ponte reforçou que a violência contra a mulher é uma ferida social que precisa ser enfrentada de forma coletiva, envolvendo governo, iniciativa privada e sociedade. “A ABNT nos desafiou a trazer para o Paraná uma iniciativa inédita: reconhecer empresas que promovem boas práticas. E essa conquista serve de inspiração e exemplo para outras organizações”, ressaltou Leandre.
Mário William Esper, presidente da ABNT, destacou a relevância da parceria com o Estado e com a Semipi, reforçando o pioneirismo do Paraná na certificação de boas práticas no combate à violência contra as mulheres. “O selo garante que empresas e órgãos públicos adotam medidas de prevenção, com canais de denúncia, investigação adequada das ocorrências, atuação de comitês internos e palestras de conscientização, garantindo o respeito às mulheres em todos os espaços de trabalho”, explicou.
A certificação foi marcada por uma troca de experiências, que puderam conhecer práticas de prevenção e combate à violência adotadas pela Ceasa. O momento também reforçou o caráter pioneiro da iniciativa no Paraná.
O diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz, reforçou o compromisso da instituição em promover um ambiente seguro e igualitário, consolidando as boas práticas e servindo de exemplo para outras organizações. “Diariamente, 20 mil pessoas circulam pela Ceasa de Curitiba, e a participação das mulheres tem crescido gradativamente. Para garantir a proteção de todos, instalamos um moderno sistema de câmeras e atuamos em conjunto com a Polícia Militar, fortalecendo a segurança no espaço e garantindo um ambiente seguro para as mulheres”, afirmou Bublitz.
PRESENÇAS – Também participaram da cerimônia a deputada estadual Márcia Huculak; a deputada estadual Mara Lima; o deputado estadual Hussenbakri; o deputado estadual Moacir Fadel; a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; e o prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem.
Fonte: Agência Estadual de Notícias