Com apoio de Israel, parcerias institucionais vão fortalecer projetos da Escola Agrícola 4.0

Presente no plano de governo de Carlos Massa Ratinho Junior, a Granja Canguiri, ex-residência oficial dos governadores do Paraná, passou a abrigar o projeto da Escola Agrícola 4.0, um laboratório de inovações utilizado pelo CEEP Newton Freire Maia, para replicar nos outros 22 colégios agrícolas e florestais do Paraná.
Publicação
01/11/2022 - 17:28

A Escola Agrícola 4.0, projeto do Governo do Estado para modernizar o ensino técnico agrícola do Paraná, conta com novas parcerias para fortalecer as atividades do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia. O vice-governador Darci Piana participou nesta terça-feira (1) da assinatura dos protocolos de cooperação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para viabilizar os projetos, um com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e outro com o Consulado Geral de Israel em São Paulo e com a Câmara de Comércio Brasil-Israel.

Presente no plano de governo de Carlos Massa Ratinho Junior, a Granja Canguiri, ex-residência oficial dos governadores do Paraná, passou a abrigar o projeto da Escola Agrícola 4.0, um laboratório de inovações utilizado pelo CEEP Newton Freire Maia, para replicar nos outros 22 colégios agrícolas e florestais do Paraná.

O imóvel, localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, passou por uma reforma e foi transformado em um Centro de Tecnologia (Cetec). No local, serão desenvolvidas atividades voltadas para as áreas de tecnologia e sustentabilidade, com aplicação na produção agropecuária, especialmente na agricultura familiar.

É aí que entra a parceria com governo israelense. Por meio do consulado e da Câmara de Comércio Brasil-Israel, a unidade recebeu a doação de um biodigestor da marca HomeBiogas. O equipamento já está em uso pelos estudantes, que utilizam os dejetos dos animais criados no colégio agrícola para a geração de biogás. O combustível, por sua vez, abastece a agroindústria que também é tocada pelos alunos.

“É um projeto que vem sendo construído há algum tempo. Cerca de dois anos atrás, estivemos com o embaixador de Israel visitando o colégio, e naquela época ficou acordado que faríamos um convênio entre os governos de Israel e do Paraná”, explicou o vice-governador. “Agora, a tecnologia agrícola que Israel dispõe está sendo colocada à disposição da nossa Escola Agrícola 4.0, para ajudar na formação dos futuros técnicos agrícolas do Paraná”.

“Estamos compartilhando o conhecimento que temos em diferentes áreas com os países amigos, como o Brasil. A parceira com o Governo do Paraná na Escola Agrícola 4.0 será importante para ampliar as iniciativas que buscam um futuro mais sustentável”, disse o cônsul-geral de Israel, Rafael Erdreich.

“É um projeto inédito, em que trouxemos a tecnologia de Israel no setor agro para essa escola, e teremos uma escola-irmã trazendo todo o aspecto pedagógico de ensino. Vai se tornar uma grande oportunidade para o Paraná se destacar ainda mais na área de agricultura”, completou o presidente da Câmara do Comércio Brasil-Israel, Renato Ochman.

Prazo de matrículas na rede estadual de ensino é prorrogado para 8 de novembro

Secretaria de Educação divulga calendário escolar de 2023 para a rede estadual de ensino

Já a cooperação com a Superintendência Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prevê um fortalecimento das atividades acadêmicas da unidade. Por meio das sete universidades estaduais do Paraná, os estudantes poderão ter acesso a estágios, bolsas de estudo e outros projetos acadêmicos.

“O objetivo é colocar à disposição da Escola Agrícola 4.0 todos os ativos tecnológicos das universidades estaduais, que são referenciadas entre as melhores do Brasil e que contam com cursos de excelência na área de Agropecuária”, ressaltou o superintendente-geral da Seti, Aldo Bona. “Tudo o que as sete instituições têm, ficará à disposição dos estudantes do CEEP. No início do ano que vem, eles terão oportunidades de estágio, de bolsas de pesquisa e no envolvimento de projetos para o fortalecimento da educação técnica”.

Alunos da rede estadual retornam de intercâmbio na Nova Zelândia cheios de histórias

Universidades estaduais do Paraná estão entre as melhores do mundo em áreas do conhecimento

CEEP – O Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia tem 550 estudantes – cerca de 110 em regime de internato – divididos em cursos técnicos de Agropecuária (Agrícola para o novo ensino médio, iniciado em 2022), Sistemas de Energia Renovável e Meio Ambiente.

Junto às atividades pedagógicas, os estudantes têm diversas aulas práticas, o que inclui a criação de animais, como suínos, aves, carneiros, coelhos e cavalos, produção de hortaliças e uma agroindústria que produz doces e compotas. Agora, junto à Escola Agrícola 4.0, contam com atividades de meio ambiente e energias renováveis.

“Há algum tempo queremos avançar nas questões de tecnologia no colégio, e agora surgiu essa oportunidade de parcerias para trazer equipamentos e novas tecnologias que vão agregar nas aulas práticas”, disse o diretor do CEEP, Edson Blum. “Tudo isso agrega na formação dos nossos alunos, para que eles possam sair mais bem preparados para o mercado de trabalho”.

Ele explicou que o biodigestor já está funcionando e foi instalado no fogão da agroindústria onde os alunos fazem as aulas práticas. Agora, há o interesse em firmar novas parcerias com Israel que possam ser agregadas à escola.

“Estamos ansiosos com novas tecnologias, principalmente na questão do cultivo protegido, das estufas, e hidroponia, que é uma crescente no Brasil e no nosso Estado. Também temos interesse em fortalecer a criação de peixes e outros animais nas pequenas propriedades. Estamos ansiosos com essas novas possibilidades”, destacou Blum.

O diretor-geral da Secretaria estadual da Educação e do Esporte, Vinícius Neiva, ressaltou que há também a possibilidade de intercâmbio entre professores e alunos paranaenses e israelenses, o que deve reforçar a cooperação.

“Dentro do nosso projeto de desenvolvimento da educação e da agroecologia nas escolas agrícolas, essa parceria vai permitir que nossos alunos conheçam tecnologias de ponta. E Israel é muito forte nessa área”, afirmou Neiva. “Além disso, os intercâmbios que poderão ocorrer vão permitir uma troca constante de conhecimento”.

Governo entrega caminhões a municípios para facilitar a distribuição de alimentos

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; os presidentes da Invest Paraná, Eduardo Bekin; do IDR-Paraná, Natalino Avance; da Ceasa-PR, Eder Bublitz; e do Fundepar, Marcelo Pimentel; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Diego Nogueira; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; e os alunos do CEEP Newton Freire Maia.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS