Com foco em educação, Paraná estreita parcerias com Canadá

O vice-governador Darci Piana recebeu, nesta quarta-feira (6), a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron. A reunião contou com uma apresentação dos sistemas de ensino básico e superior do Paraná, destacando investimentos em tecnologia e inovação nestas áreas.
06/10/2021 - 13:49

As novas oportunidades de parceria entre o Paraná e o Canadá foram o foco da visita de uma comitiva do Consulado Geral do Canadá a Curitiba nesta quarta-feira (6). O vice-governador Darci Piana recebeu, no Palácio Iguaçu, a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron.

Durante o encontro, Piana ressaltou o esforço do Paraná em fomentar a área de inovação como forma de impulsionar seu desenvolvimento regional e sustentável, e apontou o Canadá como um parceiro estratégico para avançar nessa meta.

“O Paraná tenta ser o Canadá do Brasil. Nossa relação já é muito estreita: temos grandes acordos com as universidades estaduais e com a área de ciência e tecnologia, além de mantermos uma ligação com empresários de lá. Queremos ampliar nosso relacionamento, trazer novos investidores do país ao Canadá e promover novos negócios”, destacou.

“Nossas relações já são importantes, mas temos muitas oportunidades de crescer. O Paraná, como o Canadá, tem uma economia baseada em agricultura, tecnologia e inovação. Por isso temos muito a aprender um com o outro, muitas experiências a trocar, tudo em prol do desenvolvimento social e econômico das regiões”, ressaltou a cônsul-geral.

Paraná cria agências de desenvolvimento regional para impulsionar vocações

Cientistas das universidades estaduais do Paraná são destaques em ranking

A reunião contou com uma apresentação dos sistemas de ensino básico e superior do Paraná, destacando investimentos em tecnologia e inovação nestas áreas, especialmente durante o período da pandemia. Possíveis parcerias na segurança pública também foram aventadas.

No ensino superior, já são 18 convênios firmados entre as sete universidades estaduais paranaenses e o Canadá, sendo a região do Québec a principal parceira.

“Realizamos intercâmbios tanto na parte científica quanto na parte de mobilidade acadêmica e docente, e temos ações como o Paraná Fala Idiomas, em que aplicamos uma metodologia canadense aos nossos estudantes das línguas inglesa e francesa”, apontou Luís Mascarenhas, coordenador de relações internacionais da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Livro destaca importância do Paraná Fala Idiomas para as universidades

Governador sanciona lei que implementa opção pela educação domiciliar

Segundo ele, uma das áreas de interesse para aproximação futura é de tecnologias de ensino a distância, que foi largamente adotada durante a pandemia. “Queremos estreitar nosso relacionamento nessa parte, além de ter um maior contato nas áreas de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento regional, que serão muito importantes para a retomada econômica e retomada no ensino superior no Estado”, reforçou.

PRESENÇAS – Compareceram à reunião o diretor-geral da Secretaria estadual de Segurança Pública, coronel João Alfredo Zampieri; o diretor de Educação da Secretaria de Educação, Roni Miranda Vieira; o chefe do escritório do Québec em São Paulo, Jason Naud; o vice-cônsul, Anita Baidwan; o chefe do escritório comercial do Canadá em Porto Alegre, Paulo Orlandi; e a assessora do escritório do Québec em São Paulo, Thaís Aun.