Com participação do Paraná, Consórcio Verde aprova plano de trabalho e orçamento do ano

O governador em exercício Darci Piana representou o Estado no encontro. O Consórcio Brasil Verde foi lançado em 2021 durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP26) a partir do movimento Governadores pelo Clima.
20/02/2024 - 09:20

O Consórcio Brasil Verde, grupo composto por 11 estados que trabalham por uma articulação conjunta para preservação do meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas, aprovou o plano de trabalho e o orçamento do grupo para 2024, em uma reunião nesta segunda-feira (19). O governador em exercício Darci Piana representou o Estado no encontro.

Na reunião, que foi realizada via teleconferência, governadores, vice-governadores e secretários estaduais aprovaram o orçamento do consórcio e o orçamento para 2024.

“É fundamental que os estados se alinhem uma ação coordenada para um assunto tão fundamental para o desenvolvimento sustentável e responsável, estabelecendo parâmetros para as ações a serem adotadas e estruturando seu plano de ação para o futuro”, afirmou Piana.

Para o plano de atuação, o consórcio estabeleceu quatro pilares de ação: desenvolvimento de planos de ação climática para fortalecer ações ambientais regionais; estruturação de parcerias nacional e internacionais para captação de recursos; fortalecimento do papel subnacional na governança climática; e suporte de inteligência para o consórcio.

O consórcio também vai orientar os estados na construção de planos de mitigação ao longo do ano a partir de um modelo comum, envolvendo universidades locais. O Paraná é um dos estados que já tem um plano próprio em elaboração.

O consórcio também aprovou o orçamento para 2024, que foi ratificado pelos estados em R$ 7,1 milhões. Ele prevê a montagem de uma estrutura administrativa própria, que vai dar suporte a todos os estados na elaboração das estratégias de preservação ambiental e combate às mudanças climáticas.

BIOMAS – O consórcio prevê que os estados trabalhem em estratégias regionais para preservação dos biomas locais, cada qual com sua particularidade. O Paraná é o estado responsável pela coordenação das ações e projetos que envolvem a Mata Atlântica, bioma que tem 6 milhões de hectares preservados no Estado.

Dados recentes do Instituto Água e Terra (IAT), apontam que o Paraná reduziu em 71,5% a supressão ilegal da Mata Atlântica em 2023

CONSÓRCIO – O Consórcio Brasil Verde foi lançado em 2021 durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP26) a partir do movimento Governadores pelo Clima. O principal objetivo da iniciativa é fazer com que todos os estados brasileiros tenham um plano de ação para a neutralidade do carbono até 2050, essencial para que o Brasil cumpra a meta de zerar as emissões até a metade do século.

A participação do Paraná foi confirmada no fim de 2022, quando o governador Ratinho Junior sancionou uma lei específica em que ratificou o protocolo de intenções para a criação do consórcio interestadual. Além do Estado, outros dez confirmaram adesão ao grupo: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.