Comitiva de empresários chineses visita Paraná para prospectar novas parcerias

Na reunião entre os empresários chineses e os representantes do Governo do Estado, os executivos apresentaram suas companhias e as áreas de interesse para investimentos. Eles dialogaram com representantes da Invest Paraná, do BRDE, Fomento Paraná, Nova Ferroeste e secretarias.
26/01/2024 - 08:53

Uma comitiva composta por dez empresas e organizações chinesas está no Paraná para prospectar oportunidades de investimentos no Estado. O grupo, liderado pelo cônsul-geral da China em São Paulo, Yu Peng, foi recebido nesta quinta-feira (25) no Palácio Iguaçu. Ele é composto por diretores, presidentes e representantes do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), Banco da China, CGN Brasil Energia e Participações, China Communications Construction Company (CCCC), China National Chemical Engineering Corporation (CNCEC), TCL Semp, Hinkvision, Terminal de Contêineres de Paranaguá, J&T Express e Sinoma Blade.

A agenda também contou com um encontro entre o vice-governador Darci Piana e o cônsul chinês em que as potencialidades e vocações locais foram apresentadas ao diplomata. Piana também detalhou os empreendimentos de infraestrutura em andamento ou previstos para o Estado, como o pacote de concessões rodoviárias, com projeção de atrair R$ 50 bilhões em novos investimentos em 3,3 mil quilômetros de estradas, e o projeto da Nova Ferroeste, que conectará o Porto de Paranaguá ao Mato Grosso do Sul.

"A China é a maior parceira comercial do Paraná, com mais de US$ 7 bilhões comprados do Estado em 2023, principalmente em relação à soja. E também temos parcerias comerciais em outras áreas, como comércio e indústria. O Paraná é um estado aberto a novos investimentos e queremos continuar expandindo essa conexão", afirmou Piana.

“O Paraná tem mostrado grandes oportunidades para parcerias e é por isso que viemos até aqui com este grupo com dez companhias chinesas”, complementou Yu Peng.

Na reunião entre os empresários chineses e os representantes do Governo do Estado, os executivos apresentaram suas companhias e as áreas de interesse para investimentos, que passam, principalmente, pelos setores de infraestrutura, energia, saneamento, energia, agronegócio e inovação. Eles dialogaram com representantes da Invest Paraná, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fomento Paraná, Nova Ferroeste e de secretarias de Estado para conhecer as possibilidades de negócios no Paraná.

“Este tipo de reunião promove oportunidades de intercâmbio entre o Paraná e a China. Podemos entender as demandas deles, oferecer novas demandas daqui do Paraná para eles e ver como esse intercâmbio se formaliza futuramente”, afirmou o diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski. Ele ressaltou que o banco trabalha com diversos fundings internacionais em busca de crédito personalizado para clientes nos estados do Sul.

Segundo o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, o Paraná tem apostado em missões e negócios internacionais como caminho para expandir a economia. "Temos de um lado grandes oportunidades de parcerias em setores estratégicos, visando melhorar o atendimento em áreas como educação e infraestrutura, mas também temos espaço para atrair empresas chinesas a implementarem plantas industriais no Paraná. Esse encontro é uma oportunidade de ampliar essas conversas", complementou.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o conselheiro de Assuntos Comerciais do Consulado Chinês, Bai Chunhui; o vice-chefe da Seção de Assuntos Bilaterais, Zhuang Su; os vice-cônsules Tao Yujie e Zhang Shuang; o diretor-presidente da Celepar, Andre Gustavo Garbosa; o diretor-geral da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi; o diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro; o coordenador do Grupo de Trabalho da Nova Ferroeste, Luiz Fagundes; e o superintendente de Negócios, Serviços e Inovação da Copel, Carlos Diego Pedroso.