Curitiba participa de programa nacional voltado ao turismo inteligente

Capital paranaense está ao lado de outros 11 municípios que fazem parte do piloto do Programa Turismo Futuro Brasil, feito pelo Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O governador em exercício Darci Piana participou do evento que confirmou a escolha.
11/05/2023 - 16:11

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (10) do evento que confirmou a participação de Curitiba e outras 11 cidades do País no Programa Turismo Futuro Brasil. A iniciativa, coordenada pelo Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prevê assessoria personalizada focada na melhoria da gestão do turismo e na estrutura disponível aos visitantes.

A capital paranaense e demais cidades escolhidas (Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Bombinhas-SC, Bonito-MS, Ilhabela-SP, Novo Airão-AM, Paraty-RJ, Penedo-AL, Pirenópolis-GO, Recife-PE e São Luís-MA) receberão apoio técnico para realizar melhorias de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação do acesso a informações turísticas, criação de aplicativos de suportes aos visitantes, entre outras iniciativas que melhorem a experiência de moradores e turistas.

Piana ressaltou que o setor do turismo é tratado como uma prioridade pelo Governo do Estado. “Quando assumimos a gestão, mudamos o foco da televisão estadual, que passou a se chamar TV Paraná Turismo e focar a sua programação em divulgar os destinos maravilhosos que temos em todas as regiões e era pouco conhecidos”, afirmou. “Também estruturamos diversos aeroportos espalhados pelo Interior, que passaram a operar de forma regular, facilitando o deslocamento entre as cidades”.

“Esse programa de turismo inteligente é uma ideia fantástica e o Estado vai fomentar a gestão e a infraestrutura disponíveis aos turistas, para que eles permaneçam mais tempo nos destinos e contribuam com a economia dos municípios”, concluiu o governador em exercício.

O gerente nacional de Competitividade do Sebrae, Ivan Hussni, defendeu o fortalecimento do segmento para o desenvolvimento sustentável do Brasil. “Curitiba é uma cidade que evoluiu com o turismo inteligente e moderno por reconhecer que essa atividade gera empregos, renda e oportunidades para quem quer empreender, além de ser uma indústria limpa, voltada para as pessoas”, declarou.

Para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar para resolver problemas divididos em nove eixos de atuação: governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia, marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade.

Em seu discurso, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, lembrou algumas iniciativas que já estão em andamento pela administração municipal com o suporte dos parceiros institucionais. “Temos áudio guia na Torre Panorâmica da Telepar, ampliamos a oferta de wi-fi no Centro Histórico, Mercado Municipal e para todas as escolas municipais, Faróis do Saber e nos parques da cidade, e estamos desenvolvendo o aplicativo Curitiba Tour para guiar os visitantes pela cidade”, disse.

Entre outras ações em execução, estão trabalhos de melhoria na Linha Turismo; a implantação da chamada vitrine digital da Feira do Largo da Ordem; obras de acessibilidade das ruas do Centro Histórico; implantação da Muralha Digital de segurança pública; e a realização de eventos temáticos como o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

Além da Prefeitura de Curitiba, o projeto conta com apoio e acompanhamento do Governo do Estado, Fecomércio, Ministério do Turismo e Instituto Ciudades del Futuro (ICF).

PRÓXIMOS PASSOS – Na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), os coordenadores estaduais de turismo do Sebrae farão uma visita técnica, juntamente com os demais participantes, sobre o modelo DTI Curitiba, das 9h às 17h, percorrendo Mercado Municipal, Fazenda Urbana, Fablab do Cajuru e Jardim Botânico. Na sexta-feira (12), também será realizada uma reunião com o Ecossistema DTI Curitiba, na sede da Fecomércio, momento de integração das cidades participantes e fomento à criação da Rede DTI, troca de experiências e definição de próximos passos.

Segundo o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, o banco atuará diretamente para que as cidades alcancem os objetivos estipulados pelo programa. “A gestão inteligente é essencial para o fortalecimento do turismo de forma sustentável. Ao longo dos próximos meses, nossas equipes estarão engajadas para trabalhar em conjunto com o Ministério do Turismo e também de forma local”, disse.

SEGUNDA FASE – O Paraná tem o maior número de municípios habilitados para a 2ª fase do programa. Uma nova edição do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) conta com 42 cidades habilitadas, das quais 10 são paranaenses, o maior número entre os estados: Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Pontal do Paraná e São José dos Pinhais.

Ao final do processo, apenas 10 localidades serão selecionados pela comissão, formada por integrantes do Ministério do Turismo, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae. O anúncio será realizado no dia 7 de junho. A exemplo do que foi firmado com Curitiba, as cidades escolhidas passarão por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores do setor.

PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; a deputada estadual Márcia Huçulak; e a representante do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel. Também estiveram presentes prefeitos, secretários municipais e outros representantes das outras 11 cidades que fazem parte do programa.