Electrolux investe R$ 700 milhões em fábrica 100% sustentável em São José dos Pinhais

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da Electrolux América Latina, Leandro Jasiocha, assinaram o protocolo de intenções que inclui o projeto no programa de incentivos fiscais do Estado. A previsão é gerar 500 empregos diretos e 1,4 mil indiretos.
Publicação
03/05/2023 - 09:04

A Electrolux anunciou nesta terça-feira (2) um investimento de R$ 700 milhões para a instalação de uma fábrica totalmente sustentável em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da Electrolux América Latina, Leandro Jasiocha, assinaram o protocolo de intenções que inclui o projeto no programa de incentivos fiscais do Estado. A previsão é gerar 500 empregos diretos e 1,4 mil indiretos.

A nova unidade será utilizada para expansão da capacidade produtiva das linhas atuais de refrigeração e para a produção local de modelos que são atualmente importados. Quando entrar em funcionamento, ela será a primeira na América Latina com zero emissões de carbono e que vai operar utilizando 100% de energia renovável. Além disso, o local contará ainda com uma área de preservação permanente, que vai ocupar 20% dos mais de 1,5 milhão de metros quadrados do terreno.

Ratinho Junior destacou que mais este investimento ajuda a consolidar o Paraná como a quarta maior economia e um dos principais geradores de emprego do País. “A Electrolux é uma das maiores fabricantes do mundo de refrigeradores e produtos da linha branca, que agora anuncia um grande investimento no Paraná. Serão quase 2 mil novos empregos diretos e indiretos, beneficiando também uma cadeia importante de fornecedores”, afirmou.

“Esta será também a primeira fábrica 100% sustentável da empresa na América Latina. É uma demonstração que o nosso Estado, além de gerar empregos, também atrai empresas que têm esse compromisso com a sustentabilidade, já que o Paraná é considerado o Estado mais sustentável do Brasil”, salientou o governador.

O projeto será implantado em duas fases. A primeira deve ser concluída em outubro de 2024 e, em outubro do no ano seguinte, acontece a entrega da segunda fase. Além dos 1,9 mil empregos diretos e indiretos previstos para quando entrar em operação, cerca de mil profissionais estarão envolvidos na construção da fábrica, que terá 46 mil metros quadrados de área construída nesta primeira etapa.

“Temos uma relação de longo prazo com o Paraná, e a construção de uma nova unidade fabril busca expandir a capacidade produtiva das fábricas já presentes no Estado”, explicou Jasiocha. “Até o quarto trimestre do ano que vem já deveremos estar com a fábrica operando, com a expectativa de produzir mais de 1 milhão de produtos. E na segunda fase, que viria um ano mais tarde, deve haver uma adição de novos produtos e linhas de produção”.

Além do mercado interno, a nova unidade deve atender outros países da América Latina e do Caribe, como Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica e o Equador, com a exportação sendo feita pelo Porto de Paranaguá. “Além do incentivo fiscal do Governo do Estado, toda a parte logística foi primordial para fazer o investimento em São José dos Pinhais, porque 100% das nossas exportações a partir do Brasil são feitas pelo Porto de Paranaguá”, afirmou o diretor de Operações da Electrolux América Latina, Ramez Chamma Junior.

“Este é um novo marco do crescimento industrial de São José dos Pinhais, que já tem um setor bastante forte”, destacou a prefeita Nina Singer. “A nossa cidade é privilegiada pela estrutura logística, é cortada por três rodovias, aeroporto, está próxima ao porto. Junto à logística, os esforços da nossa equipe e os incentivos do Governo do Estado contribuem para atrair investimentos desse porte”.

SUSTENTABILIDADE – A nova unidade seguirá todas as diretrizes de sustentabilidade do Electrolux Group, sendo construída para atender, desde o princípio, a meta de zero carbono – a meta global da multinacional é zerar as emissões de suas fábricas até 2030. A fábrica contará com a gestão inteligente de água e energia, reaproveitamento e tratamento dos efluentes industriais e sanitários e um sistema dedicado de coleta de água da chuva. Toda a energia elétrica será de fontes renováveis, incluindo o uso de placas solares.

A unidade de São José dos Pinhais também contará com diversas certificações, dentre elas a de Zero Aterro (ausência da destinação de resíduos para aterro), assim como buscará a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), que significa ser sustentável em todas as suas fases, da construção até a operação.

NO PARANÁ – Operando no Paraná desde 1996, a Electrolux possui três fábricas na Região Metropolitana de Curitiba, além de dois dos três Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da empresa no mundo. Essas unidades são responsáveis pela produção de 67 modelos diferentes de produtos e geram cerca de 15 mil empregos, entre diretos, indiretos e terceirizados.

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, afirmou que há um esforço constante por parte da pasta e da Invest Paraná para atrair novos investimentos do Estado. “Buscamos cada vez mais investimentos deste porte, que abrem novas oportunidades de emprego para os nossos jovens. O Paraná cresce muito, com números muito positivos de crescimento e geração de emprego, e o objetivo é avançar ainda mais”, disse.

“O Paraná disputava com outro local a instalação dessa planta da Electrolux, mas o corpo diretivo da empresa escolheu o Paraná para fazer esse grande investimento. A empresa já ampliou ao máximo suas unidades na Região Metropolitana de Curitiba e agora expande para São José dos Pinhais, para trazer novas linhas de produtos”, ressaltou o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil João Carlos Ortega; o secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia; o superintendente-geral de Relações Institucionais, Renato Adur; o diretor de Mercado e Novos Negócios da Invest Paraná, Gustavo Cejas; o vice-presidente de Finanças, Jurídico e Relações Governamentais da Electrolux, Everton Almeida; o diretor Tributário, Ricardo Guimarães; e a gerente de Comunicação Corporativa, Sheila Pessoa.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS