Em reunião com prefeitos da Amusep, Piana reforça apoio do Estado a municípios

Governador em exercício se reuniu com gestores da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. Entidade, que representa 30 cidades do Noroeste, completou 51 anos e busca fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios.
15/05/2023 - 10:42

O governador em exercício Darci Piana se reuniu nesta sexta-feira (12), em Maringá, com cerca de 30 prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), para ouvir as demandas da região e discutir novos projetos. Durante o encontro, realizado na Expoingá, os prefeitos apontaram as prioridades de cada localidade e reforçaram que o trabalho em conjunto vai potencializar ainda mais o Estado do Paraná.

Piana afirmou que o bom relacionamento e a parceria do Governo com as prefeituras é fundamental para que as necessidades da população sejam atendidas, independente de diferenças políticas. “Desde 2019, os 399 municípios do Paraná tiveram as suas demandas respondidas sem distinção de partido político, porque a preocupação é com as pessoas”, disse.

“A atuação das associações, como a Amusep, a Amunorpi e tantas outras, é sempre bem-vinda porque simplifica o relacionamento entre os órgãos e centraliza o diálogo, permitindo que o Estado receba em mãos todas as demandas dos municípios da região”, acrescentou o governador em exercício.

Outros assuntos, como o projeto da Nova Ferroeste, corredor ferroviário de 1,5 mil quilômetros que o Estado planeja construir entre Maracaju (MS) e Paranaguá, e ações de apoio e fomento à produção agrícola, com estímulo aos pequenos produtores, também foram discutidos durante o encontro.

A Amusep completou 51 anos em março deste ano e tem como objetivos ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios associados.

Segundo o presidente da entidade e prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo, foi um encontro importante para aproximar Estado e municípios. “É muito importante essa proximidade com o Governo do Paraná para que possamos apresentar as demandas de toda a região, que são de interesse coletivo dos municípios, e que também serão encaminhadas à Assembleia Legislativa”, relatou.

Os municípios associados à Amusep são: Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento os secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e da Saúde, Beto Preto; o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski; o deputado federal Luiz Nishmori; os deputados estaduais Maria Victoria, Alexandre Curi, Tiago Amaral, Do Carmo, Alisson Wandscheer, Alexandre Curi, Delegado Jacovós e Evandro Araújo; o prefeito de Maringá, Ulisses Maia; a presidente da sociedade rural de Maringá, Maria Iraclézia; e demais autoridades.

Agência Estadual de Notícias