Em solenidade no Palácio Iguaçu, prêmio homenageia destaques da inovação

A iniciativa da secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital busca reconhecer personalidades que tenham prestado serviços e realizado investimentos relevantes em áreas da inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Estado.
Publicação
25/10/2023 - 09:08

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (24) da solenidade no Palácio Iguaçu que homenageou destaques do setor de inovação, sustentabilidade e tecnologia com o prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação. A iniciativa da secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) busca reconhecer personalidades que tenham prestado serviços e realizado investimentos relevantes em áreas da inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Estado.

O prêmio Mecenas da Inovação foi entregue para 23 empreendedores de destaques que atuam em diversos ramos, com critérios de relevância no cenário nacional no campo da ciência, tecnologia e inovação; relevância de inovação ou descoberta científica concreta; impacto social de sua atuação, com utilização de design, processo ou tecnologia inovadora. Também foram homenageadas oito personalidades do Paraná de destaque na gestão na área da inovação, com a comenda de Embaixadores da Inovação.

O governador ressaltou o investimento recorde do Paraná em ciência, tecnologia e inovação em 2023, com R$ 411,7 milhões para o desenvolvimento do setor. “Essa é uma homenagem singela pela importância que os empreendedores têm para nosso Estado. Estamos buscando fazer a transformação do poder público, deixá-lo mais dinâmico e com qualidade para o cidadão. Nós queremos criar um berçário da mão de obra em tecnologia”, afirmou.

As personalidades contempladas foram escolhidas pela Comissão Avaliadora das Comendas, composta por membros das seguintes secretarias estaduais: Inovação, Modernização e Transformação Digital; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Planejamento; Infraestrutura e Logística; e Cultura; além do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e Sebrae-PR.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, presidente da Comissão Avaliadora, destacou o apoio do Estado no setor produtivo e sustentável. “Quando você transforma o produto inovação em resultados práticos na vida das pessoas, quando conseguimos melhorar a qualidade de vida do cidadão, trazer emprego, desenvolvimento social e econômico, aí sim você está transformando o Paraná”, disse Rangel.

HOMENAGEADOS - A empresária e jornalista Heloísa Garret foi uma das homenageadas com o prêmio Embaixadores da Inovação. A empreendedora é presidente da Casa Lide, e sócia de uma empresa que congrega negócios para operação de cidades inteligentes.

“É maravilhoso ver como o Paraná é referência mundial em inovação e sustentabilidade. Em nome dos embaixadores, eu agradeço de forma muito especial todos os empresários que investem aqui no Estado, trabalhando na pauta de alimentos produtivos e fortalecem os elos dos ecossistemas de inovação”, disse Garret.

Os homenageados como Mecenas da Inovação são Alphonse Voigt, Ater Cristófoli, Atsushi Yoshii, Kimiko Yoshii, Beto Marcelino, Carmen Donaduzzi, Luiz Donaduzzi, César Gioda Bochi, Daniel Scandian, Dilvo Grolli, Everton Muffato, George Hirawa, Hélio Rotenberg, Ilson Rezende, Itamir Viola, Jefferson Nogarolli, Leonardo Petrelli, Marcel Malczewski, Márcia Beatriz Cavalcante, Marcus Borsato, Odacir Antonelli, Rogério Francisco Gonçalves e Tiago Dalvi.

Foram reconhecidos como Embaixadores da Inovação o governador Carlos Massa Ratinho Junior, Cris Alessi, Daniel Pimentel Slaviero, Darci Piana, Heraldo Neves, Josefina Gonçalves de Oliveira e Ramiro Wahrhaftig, além de Heloisa Garret.

DESTAQUE NACIONAL – O Paraná já recebeu diversos prêmios de inovação em 2023, entre eles o de estado mais inovador e sustentável do país, segundo a consultoria Bright Cities. O Estado também foi destaque no ranking de cidades inteligentes no Connected Smart Cities, além dos ecossistemas paranaenses estarem entre os finalistas do Prêmio Nacional de Inovação.

Neste ano, Curitiba também foi eleita uma das sete cidades mais inteligentes do mundo pelo terceiro ano consecutivo Intelligent Community Forum (ICF - Fórum de Comunidades Inteligentes).

O Paraná também é o segundo estado do Brasil com mais unicórnios (empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão), atrás apenas de São Paulo, sendo o único da região a comportar empresas deste porte. São elas o Ebanx, líder em serviços de processamento de pagamentos de compras; MadeiraMadeira, a maior plataforma de produtos para casa da América Latina; e Olist, que oferece serviços de e-commerce para colocar pequenos vendedores em grandes vitrines online.

 

GALERIA DE IMAGENS