Empregabilidade e capacitação destacam Paraná em fórum de secretarias do Trabalho

Paraná foi sede do encontro nacional, realizado no Palácio Iguaçu. Foram destacadas a colocação de pessoas no mercado de trabalho e as iniciativas de qualificação da mão de obra, em parceria do Governo do Estado e entidades do Sistema S.
Publicação
17/10/2023 - 17:29

Os índices de empregabilidade e a oferta de cursos de qualificação profissional gratuita no Paraná foram destacados durante a reunião do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), que aconteceu nesta terça-feira (17). O Paraná foi sede do encontro, realizado no Palácio Iguaçu, com a participação do vice-governador Darci Piana e do secretário Nacional do Trabalho, Magno Lavigne.

O desempenho na colocação de pessoas em postos de trabalho por meio da rede Sine e a qualificação de mão de obra a partir de cursos ofertados gratuitamente pelo Governo do Estado, em parceria com o entidades do Sistema S (Senai/Sesc/Sesi e Senac), foram citadas como modelo. "Temos grande sinergia no Paraná entre o governo estadual e o Sistema S, o que tem repercutido positivamente nos índices de empregabilidade", disse Darci Piana. "Nosso Estado é hoje, proporcionalmente, o que mais emprega jovens, de 18 a 29 anos, no País", afirmou.

Atualmente há no Estado em torno de 12 mil vagas em cursos de capacitação somadas todas as iniciativas para atender a demanda da economia, em especial na indústria.

De Janeiro a agosto, por exemplo, o Paraná foi o quarto estado que mais gerou empregos formais no Brasil, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No período, foram criados 91.400 novos postos de trabalho no Estado (saldo entre as 1.233.728 admissões e 1.142.328 demissões). Especificamente para pessoas de 18 a 29 anos foram 61.638 novos empregos, confirmando a liderança em empregabilidade de trabalhadores desta faixa etária no Sul.

As Agências do Trabalhador do Paraná colocaram no mercado 49.486 jovens desde o início de 2023, posicionando o Estado em primeiro lugar no ranking nacional de empregabilidade nessa faixa etária pela Rede Sine. O desempenho representa 35,16% das 140.756 vagas intermediadas pelo Sine nacional, de janeiro a agosto, dentro deste recorte de trabalhadores.

O secretário Nacional do Trabalho reforçou o interesse do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em acompanhar de perto os resultados do Paraná e utilizar a rede de Agências do Trabalhador do Estado como piloto para a implantação de um novo modelo de intermediação de mão de obra, mais moderno e totalmente digital.

Técnicos do MTE estiveram no Paraná, em setembro, quando foi realizado um treinamento para intermediação de contratos de trabalho através de uma ferramenta desenvolvida pela DataPrev. "O Paraná tem excelentes números de empregabilidade por intermédio do Sistema Nacional do Emprego, indiscutivelmente uma referência para o que desejamos alcançar em outros estados", afirmou Lavigne.

POSITIVA - Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a imagem positiva no Brasil, no que se refere à geração de empregos e capacitação profissional, reflete o esforço do Governo do Estado neste setor. Uma das ações é a busca por parcerias sólidas para atender a demanda por mão de obra qualificada.

"O Paraná vive uma situação de pleno emprego, com ofertas de vagas em diversos setores da economia. Para fazer frente a esse crescimento, o Estado investe em qualificação profissional, a fim de que nenhuma oportunidade seja perdida", destacou Moraes.

O secretário destaca que o Governo do Estado adotou uma medida inédita, que é o pagamento de bolsa-auxílio para garantir que os alunos tenham condições de arcar com despesas de transporte e alimentação durante o período de formação. "A bolsa certamente vai reduzir a evasão de alunos e ampliar a busca pelo aperfeiçoamento profissional", avalia.

GALERIA DE IMAGENS