Escolas estaduais com melhor desempenho no Ideb são homenageadas

Diretores de 160 escolas e chefes dos 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação) do Paraná estiveram nesta sexta-feira (13) no Palácio Iguaçu para receber o ‘certificado diamante’, premiação criada pela Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) para homenagear as escolas com mais de 600 matrículas da Rede Estadual de Ensino com os melhores desempenhos no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Publicação
13/08/2021 - 15:01

Diretores de 160 escolas e chefes dos 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação) do Paraná estiveram nesta sexta-feira (13) no Palácio Iguaçu para receber o ‘certificado diamante’, premiação criada pela Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) para homenagear as escolas com mais de 600 matrículas da Rede Estadual de Ensino com os melhores desempenhos no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O vice-governador Darci Piana e o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, participaram da cerimônia e entregaram os certificados para os colégios com as 50 maiores médias do Paraná e os 50 maiores avanços (de 2017 para 2019), tanto do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) quanto do ensino médio.

Ressaltando a importância da atuação dos profissionais de ensino, o Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, afirma que o evento celebra a qualidade do trabalho que está sendo construído no estado. “Hoje foi um dia super importante: a premiação para as grandes escolas do Paraná que mais avançaram no Ideb. Esse evento maravilhoso, foi promovido em agradecimento a essa rede espetacular do Paraná, dando luz ao trabalho dos profissionais, que estão sempre muito comprometidos com a educação das crianças, completa.

O Chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, Marcelo Fabricio Chociai Komar, parabeniza seus colegas, os estudantes e toda comunidade escolar pelos bons resultados. “É muito gratificante ver aqui, hoje, uma soma de forças que vem com base na ornamentação do Governo e da Secretaria de Educação. Isso vem de todo trabalho muito bem instrumentalizado nas nossas escolas, que se refletiu no avanço do Ideb 2019, e vem se refletindo a cada dia, por meio dos nossos estudantes, que estão brilhando e vão brilhar muito mais nesse universo da educação”.

No último Ideb, o Paraná teve a alta mais expressiva do País (de 0,7) no ensino médio, de 3,7 para 4,4, subindo de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. Já no ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), o estado subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional.

Parte integrante da nota do Ideb, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 será realizado entre 8 de novembro e 10 de dezembro em todas as unidades da federação. A partir de setembro, as escolas participantes serão contatadas pelo Inep para fazer o agendamento da aplicação dos testes.

Serão aplicados testes de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, com o objetivo de preservar a comparação entre edições e a manutenção da série histórica de resultados do Saeb e, consequentemente, do Ideb.

Certificados ouro - Na sexta-feira passada (6) foi entregue o “certificado ouro” a 668 escolas dos 32 NREs com os melhores índices e os maiores avanços (com relação ao Ideb 2017), que foram divididas em dois grupos, por níveis socioeconômicos, tanto para o ensino fundamental II quanto para o ensino médio. Foram reconhecidas de três a cinco escolas em cada um dos oito critérios nos 32 NREs (considerando três escolas para NREs menores e cinco para NREs maiores), sendo que uma mesma instituição poderia ser homenageada em mais de uma categoria.

O secretário Renato Feder acompanhou a entrega dessas homenagens aos diretores de colégios do NRE Área Metropolitana Norte, que contempla 14 municípios e aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Agenda chefes na UTP -  Logo na sequência do evento de entrega da Premiação Diamante, outro momento de trocas será promovido, reunindo o Secretário Renato Feder e os Diretores da Seed, bem como os chefes dos NREs e os 16 Diretores de colégios, na Universidade Tuiuti do Paraná. Com o objetivo de aprimorar mecanismos de ensino em vigor, a ideia, segundo Feder, é ouvir e apoiar cada um dos profissionais, entendendo suas necessidades e ajustando as ferramentas para a melhoria da educação no Paraná.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS