Estado entrega 106 veículos e equipamentos para reforçar atendimentos do Detran-PR

Governador em exercício Darci Piana entregou os veículos, mais de 2 mil computadores e 300 kits de biometria. Investimentos somam R$ 18,6 milhões e vão ajudar nos serviços ofertados pela autarquia em todo o Estado. Moradores dos pequenos municípios serão os mais beneficiados.
28/11/2023 - 13:19

O Governo do Paraná entregou nesta terça-feira (28) 106 novos veículos, mais de 2 mil computadores e 300 kits de biometria para reforçar o atendimento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) à população de todo o Estado. O investimento soma R$ 18,6 milhões. A entrega foi feita pelo governador em exercício Darci Piana, em solenidade com a presença do diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

“Mais uma vez, o Detran-PR está preocupado em modernizar sua estrutura e seu atendimento. Investimentos como estes é que fazem do órgão um dos melhores departamentos de trânsito da América do Sul, ajudando muitos municípios de todo o Estado e seus moradores”, afirmou Piana.

Somente na renovação da frota, o investimento é de mais de R$ 8 milhões. Com os novos carros, os servidores do Detran/PR poderão atender melhor os moradores dos pequenos municípios, levando os serviços do departamento até as cidades onde não há sede da autarquia.

Entre vários serviços, os carros serão usados no projeto de Bancas Itinerantes, levando os exames práticos para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a pequenos municípios. “Estamos sempre preocupados com o melhor atendimento à população. Ao invés de uma pessoa ter que se deslocar vários quilômetros para acessar um serviço, nós é que levamos o Detran até estas pessoas. Este investimento chega para aprimorar este trabalho”, explicou Furtado.

Os veículos são alugados em contratos com vigência de 30 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período por mais duas vezes. A lista com as 100 Ciretrans que serão contempladas pode ser conferida

MODERNIZAÇÃO – Os investimentos fazem parte de um processo de digitalização dos serviços do órgão, tornando o atendimento ao cidadão mais ágil e acessível. Com essa linha de atuação, foram entregues 2.004 novos computadores, com kits completos de mouse e teclados, 300 kits de biometria com webcam, pad de assinatura e leitor biométrico; outros 100 pads de assinatura individuais e 300 leitores biométricos.

Os equipamentos foram adquiridos em um investimento de R$ 10,5 milhões, que atende todas as Ciretrans, 12 postos avançados e 218 postos de atendimentos conveniados do Detran/PR.

De acordo com a presidente do Movimento das Mulheres Municipalistas do Paraná e prefeita de Astorga, na região Norte do Estado, Suzie Pucillo, as melhorias reforçam a capilaridade da atuação do Estado. “Tudo isso mostra que o Governo do Estado pensa na qualidade dos serviços realizados nos municípios, sempre pensando na ponta, onde nós estamos e onde a população está”, disse.

SINALIZAÇÃO VIÁRIA – Na solenidade, ainda foi destacado o investimento em sinalização viária de 88 municípios paranaenses, no valor de R$ 20,8 milhões, que já está em andamento. Em 45 cidades, as ordens de serviço foram assinadas recentemente e as novas sinalizações já estão em instalação. A sinalização de outros 43 municípios está em fase de licitação.

As novas sinalizações estão sendo implementadas, prioritariamente, nas cidades que receberam investimentos no Asfalto Novo, Vida Nova. O programa tem como objetivo asfaltar 100% das vias urbanas dos pequenos municípios do Estado, instalando também iluminação em LED e calçamento com acessibilidade.

Na primeira fase, foram feitos investimentos em parceria com a Assembleia Legislativa em cidades com até 7 mil habitantes. Na segunda, o Governo do Estado vai destinar R$ 132 milhões em 38 municípios, de 7 mil a 12 mil habitantes.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes no evento o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; e os deputados estaduais Wilmar Reichembach, Batatinha, Luis Corti e Cobra Repórter.

Agência Estadual de Notícias