Governador libera R$ 20,4 milhões para pavimentação e iluminação LED em mais sete municípios

Recursos são do programa Asfalto Novo, Vida Nova. Desta vez são beneficiadas as cidades de Bela Vista da Caroba, Cafezal do Sul, Campina do Simão, Fênix, Pitangueiras, Porto Amazonas e Tapira, todos com até sete mil habitantes. No total o programa prevê R$ 500 milhões para cidades com até 25 mil habitantes.
27/06/2023 - 13:16

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (27), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, mais sete contratos com municípios para pavimentação e iluminação pública, dentro do programa Asfalto Novo, Vida Nova, lançado em abril. Os municípios de Bela Vista da Caroba, Cafezal do Sul, Campina do Simão, Fênix, Pitangueiras, Porto Amazonas e Tapira receberam, ao todo, R$ 20,4 milhões, sendo R$ 935 mil de contrapartidas municipais.

Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o Asfalto Novo, Vida Nova é operacionalizado pela Secretaria estadual das Cidades (Secid) e tem como meta a pavimentação de 100% das áreas urbanas de municípios com até 25 mil habitantes, sendo que nesta primeira fase são atendidas as cidades de até 7 mil habitantes – cerca de 160 das 399 do Estado. O investimento total é de R$ 500 milhões: R$ 300 milhões Tesouro Estadual e R$ 200 milhões da Alep

Ratinho Junior destacou que o Asfalto Novo, Vida Nova é um marco na história do Paraná. “É o maior programa de pavimentação asfáltica do País. Em todos os municípios com até 7 mil habitantes, cerca de 160 ao todo, faremos a pavimentação de 100% da área urbana, com galeria pluvial, calçadas para acessibilidade e iluminação, tirando o pó da frente da casa das pessoas e levando qualidade de vida para a nossa gente”, afirmou o governador.

Além da pavimentação, também são previstos no programa melhorias na iluminação pública, transformando os municípios em 100% LED. O calçamento com acessibilidade e galerias pluviais, são itens obrigatórios para obtenção dos recursos. Visando a sustentabilidade, o programa também conta com compensação de CO2 com o plantio de árvores nativas pelo programa Paraná Mais Verde, do Instituto Água e Terra (IAT).

A melhoria na qualidade de vida da população foi destacada, também, pelo secretário das Cidades, Eduardo Pimentel. “As obras eliminarão pó e lama e propiciarão mais segurança nas ruas, com iluminação de LED e acessibilidade. As galerias pluviais evitam alagamentos e garantem conservação do pavimento. Além disso, essas melhorias valorizam os imóveis”, afirmou.

BELA VISTA DA CAROBA – Com uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 3,4 mil habitantes, Bela Vista da Caroba, no Sudoeste, recebeu do Governo do Estado R$ 2.484.997,12 para chegar a 100% de pavimentação nas vias urbanas. A parte de iluminação pública já está em análise pelo Paranacidade, órgão vinculado à Secretaria de Estado das Cidades.

O prefeito Gélson Maffi ressaltou que os investimentos garantem mais qualidade de vida para os moradores de Bela Vista da Caroba. “Tenho certeza que isso vai mudar a vida da população. Com o apoio do Governo do Estado, só temos a ganhar. Temos um governo municipalista e que ajuda as pequenas cidades”, afirmou.

CAFEZAL DO SUL – Os cerca de 4 mil moradores de Cafezal do Sul, no Noroeste do Paraná, que já contam com iluminação 100% LED, terão agora pavimentação em toda a cidade com R$ 4.999.593,49 repassados pelo Governo do Estado.

De acordo com o prefeito, Mario Junio Kazuo da Silva, todo o município será beneficiado com as obras de pavimentação. “Vamos asfaltar não só a sede, mas os distritos de Jangada e Guaiporã, chegando a praticamente 100% de pavimentação. Já somos 100% LED, graças também ao apoio do Estado”, explicou.

CAMPINA DO SIMÃO – Para Campina do Simão, no Centro-Sul, foram R$ 5.210.342,49 repassados para obras de pavimentação de vias urbanas, sendo R$ 5 milhões de recursos do Estado e R$ 210.342,49 de contrapartida municipal. Assim como Bela Vista da Caroba, o projeto de iluminação já está em análise pelo Paranacidade.

Segundo o prefeito André Junior de Paula, o apoio do governo estadual é fundamental para tirar obras como essa do papel. “É o maior convênio urbano que Campina do Simão recebeu até hoje. Nós faremos a pavimentação em paver, chegando a praticamente 100% das vias urbanas. O Governo do Estado nunca teve um olhar tão atento para os municípios pequenos como agora”, reforçou.

FÊNIX – A cidade de Fênix, no Centro-Oeste, já recebeu recursos para pavimentação em maio, no valor de R$ 5,9 milhões para ter 100% de pavimentação. Agora, com o repasse de R$ 1.411.895,74, sendo R$ 951 mil do Governo do Estado e R$ 460.895,74 de contrapartida municipal, o investimento será em iluminação LED em toda a cidade.

PITANGUEIRAS – Já Pitangueiras, no Norte, uma das três cidades do Paraná com menos de 7 mil habitantes com 100% das vias pavimentadas, recebeu R$ 441.705,08 de recursos do Estado que serão destinados para iluminação pública.

PORTO AMAZONAS – Assim como Fênix, o município de Porto Amazonas, nos Campos Gerais, também já recebeu recursos para a pavimentação urbana, que devem atingir cerca de 90% da cidade. Agora, os recursos no valor de R$ 768.177,17, sendo R$ 637 mil do governo estadual e R$ 131.177,17 de contrapartida do município, serão utilizados para iluminação pública em LED.

TAPIRA – Os pouco mais de 5 mil habitantes de Tapira, no Noroeste, vão contar com recursos para a pavimentação de vias urbanas. Foram repassados R$ 5.132.751,75, sendo R$ 5 milhões do Estado e R$ 132.751,75 de contrapartida municipal. O projeto para a iluminação pública já está em análise pelo Paranacidade.

PRESENÇAS – Participaram das assinaturas o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, os deputados estaduais Alexandre Curi e Artagão Júnior, além de lideranças locais de cada município.