Governo do Paraná estreita relações com Reino Unidos para futuras parcerias na educação e meio ambiente

Reunião com Consulado Geral do Reino Unido em São Paulo faz parte de uma aproximação entre os dois governos para a criação de potenciais parcerias em pontos estratégicos. Foram apresentadas as principais ações do Paraná nas áreas de educação, ensino superior e desenvolvimento sustentável.
Publicação
06/07/2021 - 16:00

Os principais projetos do Paraná nas áreas da educação, ensino superior e desenvolvimento sustentável foram apresentados, nesta terça-feira (6), para representantes do Consulado Geral do Reino Unido em São Paulo. A reunião virtual, presidida pelo vice-governador Darci Piana, teve como objetivo a aproximação entre os dois governos para o desenvolvimento de potenciais parcerias futuras em áreas estratégicas.

A iniciativa integra uma aproximação do Reino Unido a estados brasileiros que não possuem consulados fixos. Inicialmente, foram selecionados como prioridade Paraná, Pará e Bahia. A reunião marcou o início de um relacionamento mais próximo, através de um diagnóstico de quais pontos de convergência podem gerar colaborações.

“Esse esforço é parte de uma iniciativa do governo britânico para gerar maior impacto de seus projetos em outros estados brasileiros. Nosso objetivo é ter um melhor entendimento dos estados e estabelecer relações próximas com cada um deles, identificando áreas nas quais possamos criar parcerias e trabalhar juntos”, explicou Lisa Weedon, cônsul interina do Reino Unido em São Paulo.

O vice-governador afirma que o Paraná sempre teve um bom relacionamento com o Reino Unido, e que a nova relação só trará vantagens às duas partes. “Queremos trazer tecnologia e participação daquilo que eles têm de melhor para ajudar em parcerias com nossas universidades estaduais e com nossa secretaria de educação. Além disso, queremos buscar tecnologia, que é fundamental para nosso crescimento”, pontuou Piana.

A cônsul interina pontuou que o governo britânico tem atuado no Brasil com cinco prioridades fundamentais, que servem de guia para nortear as futuras ações. São elas: efetivar compromissos em ações climáticas, reduzir barreiras econômicas, desenvolver a ciência, melhorar a segurança pública e garantir sociedades abertas através do fortalecimento de valores democráticos e da redução da desigualdade.

“Os resultados do Paraná são muito impressionantes, especialmente nas áreas de educação e meio ambiente, e estou muito animada para trabalharmos juntos. Acredito que temos muito para contribuir”, acrescentou Weedon.

MEIO AMBIENTE - O vice-governador lembrou que o bom relacionamento entre os governos também ajuda a criar uma vitrine da sustentabilidade do Paraná para o mundo, uma vez que o Reino Unido será sede da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26. O evento será realizado em novembro em Glasgow, na Escócia.

“A próxima reunião do clima será no Reino Unido e é fundamental que a gente consiga mostrar aquilo que o Paraná faz: produzir alimentos sustentável. Precisamos vender essa imagem, diferente do que os europeus costumam ouvir sobre o nosso país. Precisamos ser coerentes e explicar lá fora que, aqui, nós produzimos, mas preservamos”, acrescentou Piana.

CONSULADO - O Reino Unido possui atualmente três consulados fixos, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Outras capitais, como Curitiba, Belém e Salvador, possuem consulados honorários.

PRESENÇAS - Participaram da reunião o secretário estadual da Educação, Renato Feder; o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; o assessor da divisão de informações e relações internacionais da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Luis Mascarenhas; o cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson; e as oficiais de engajamento regional no Paraná, Larissa Vazquez e Livia Baesso.

 

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ 

GALERIA DE IMAGENS