Museu do Café: Londrina ganha espaço para valorizar a história dessa cultura no Paraná

O Museu do Café de Londrina, inaugurado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, fica no Sesc Cadeião, na Rua Sergipe, nº 52, e tem como objetivo preservar a história de um dos ciclos econômicos mais importantes do Estado.
25/08/2023 - 09:49

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (24) da inauguração do novo Museu do Café de Londrina, no Norte do Estado. Localizado na Unidade Sesc Londrina Cadeião, o novo espaço cultural ajudará a preservar a história de um dos ciclos econômicos mais importantes do Paraná, sobretudo para a região Norte nas décadas de 1940 a 1970.

Ratinho Junior destacou que o Museu do Café é um presente para Londrina e todo o Estado. “O café faz parte da história do paranaense. Inúmeras famílias vieram para o Paraná para trabalhar com o café, principalmente no Norte do Estado, e criaram raízes por aqui. Ele é protagonista da geada negra, mas o Estado se levantou e depois disso virou uma potência na produção de alimentos”, afirmou.

“Essa história tem que ser preservada, as crianças têm que entender como Londrina, o Norte do Paraná, se transformou nessa potência e parte de tudo isso tem a ver com o café”, complementou.

Segundo o vice-governador Darci Piana, o Museu do Café faz parte da missão das instituições públicas e privadas de contribuir com a preservação da memória. “Esse museu irá perpetuar uma história do passado para o nosso futuro, os nossos netos, bisnetos, e assim por diante. Estamos lembramos um grande momento da economia do Paraná”, salientou. “Isso é uma memória viva”.

A proposta do museu une o simbolismo do passado com uma vertente do presente. “Nós vamos trabalhar com café, algo tão afetivo para a criação da cidade, com um olhar contemporâneo. Todas as pessoas que participaram dessa história, como migrantes, mulheres, crianças, serão representadas nesse museu”, explicou a técnica de atividades do Museu do Café, Viviane Guilhermino.

PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA – O prédio, construído na década de 1960, no auge da produção cafeeira no Paraná, abrigou por 54 anos uma das mais importantes delegacias de Londrina, a 10ª Subdivisão Policial. Em 2018, foi entregue ao Sesc-PR. Desde então passou por reformas, restaurações e adequações para ser transformado em museu, sendo o primeiro da instituição.

Os dois andares do prédio passaram por minuciosos trabalhos de restauração do piso em tacos por diversos ambientes e também da escada, feita em granitina. Já a configuração original do edifício foi preservada, com paredes em alvenaria e sua estrutura mantidas. Ao todo, são mil metros quadrados de área construída.

No térreo, há quatro espaços expositivos dedicados ao café, integrando o passado, o presente e o futuro, que será utilizado para exposições permanentes, com recursos tecnológicos, imersivos e sensoriais, e temporárias de artistas contemporâneos, todos dedicados ao tema do café; além de salas de atendimento, de técnicos e de dança. Também conta uma loja para venda de souvenirs.

No andar superior estão a biblioteca, espaço para a realização de cursos de moda, figurinos, corte e costura, salas de artes, área de convivência, salas de música e educativa para atividades complementares às visitas guiadas ao museu, e um espaço para armazenagem e reserva técnica do acervo.

Com isso, estudantes e demais interessados poderão realizar uma completa imersão dentro do mundo do café, tendo vivências de plantio, jogos educativos, experiências táteis, entre diversas atividades. Londrina foi considerada a capital do café no Brasil entre os anos 1940 e 1960, antes do declínio da cultura devido às secas dos anos 1960 e da geada negra, em 1975 – atualmente, o café representa R$ 486 milhões de Valor Bruto da Produção Agropecuária do Paraná.

Para compor o acervo do novo espaço cultural de Londrina, o Sesc Paraná realizou uma campanha junto à população para a arrecadação de itens que remetessem a história do café na região, como fotografias, documentos, objetos e artefatos. Ao todo, 750 itens compõem o acervo do Museu do Café, mas ele continua recebendo doações da população. Os doadores também gravaram depoimentos em vídeo sobre a história de cada um dos itens doados.

PRESENÇAS – Participaram da inauguração do Museu do Café de Londrina os secretários estaduais Marcio Nunes (Turismo) e Beto Preto (Saúde); o chefe de gabinete do governador, Darlan Scalco; o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Fernando Furiatti; a deputada federal, Luiza Canziani; os deputados estaduais Alexandre Curi, Cloara Pinheiro, Cobra Repórter e Tiago Amaral; o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; o diretor regional do Sesc-PR, Emerson Sextos; além de representantes do Sesc.

Serviço:

Museu do Café de Londrina

Aberto ao público a partir de 29 de agosto

Endereço: Rua Sergipe, nº 52, em Londrina

Horário: de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas e sábado e domingo, das 9 às 18 horas