Para reforçar combate ao crime, Clevelândia passa a contar com nova base da Rotam

Estrutura, vinculada à 12ª Companhia Independente de Polícia Militar do Paraná, vai atender cinco municípios da região: Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Mangueirinha, Mariópolis e Palmas. Inauguração ocorreu durante a visita do governador Ratinho Junior à cidade.
18/12/2023 - 11:06

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (14) em Clevelândia a nova sede da Ronda Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (12ª CIPM), no Sudoeste do Paraná. Além da cidade onde está sediada, a unidade atenderá outros quatro municípios da região: Coronel Domingos Soares, Mangueirinha, Mariópolis e Palmas.

O imóvel de 189 metros quadrados pertence ao Governo do Estado e estava cedido à prefeitura. O local era usado como posto de saúde, mas estava desativado. A partir da mobilização da Polícia Militar com o município e a própria comunidade local foi possível reformá-lo. Além da área, o Governo do Estado também repassou mais uma viatura para a realização de rondas na região.

“Essa base da Rotam é fruto da parceria com o setor privado e a sociedade civil e que ajuda no reforço estrutural das forças de segurança pública do Paraná, o que não envolve apenas a Polícia Militar, mas a Polícia Civil, com a contratação de novos policiais, delegados e investigadores”, disse Ratinho Junior.

“Nós já conseguimos reduzir drasticamente os índices de criminalidade e essa estrutura vai servir para o monitoramento de toda a região, permitindo mais agilidade logística, além de alojar equipes técnicas que vão auxiliar a 12ª CIPM no combate à criminalidade”, acrescentou.

PARCERIAS – A Prefeitura de Clevelândia arcou com os custos da reforma da estrutura. Uma ação encabeçada pela Associação Comercial de Clevelândia, com apoio de entidades como o Rotary Club, a Maçonaria e cooperativas da região bancaram a aquisição do mobiliário.

“Com o trabalho integrado junto às entidades, empresários, cooperativas e com o apoio dos vereadores reformamos o prédio que serviu de base para a Rotam, trazendo maior comodidade e eficiência para a Polícia Militar. Na administração pública, se não houver união, infelizmente nada sai do papel”, declarou a prefeita Rafaela Losi.

O local também poderá funcionar como alojamento para 20 policiais, servindo como base de apoio para outras unidades especializadas da PMPR que precisem atuar na região, como a Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a sede da Rotam funcionará também como um posto de comando operacional. “O trabalho da Rotam complementa o policiamento de proximidade, em operações como a que foi feita há alguns dias e que resultou na prisão de quase 100 pessoas, e a base de Clevelândia terá um papel importante na região, que carecia de mais operações como essa”, disse.

De acordo com o comandante-geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, as melhores condições de trabalho aos profissionais da Rotam se traduzem em mais segurança para a população. “Com a base da Rotam em Clevelândia, teremos um efetivo altamente qualificado e equipado, presente com quatro viaturas, que serão utilizadas de forma inteligente. A comunidade vai perceber uma constância maior dos policiais na região a partir de agora”, afirmou.

O prédio é equipado com cozinha, lavanderia, alojamento para os policiais, uma cela provisória, sala de comando, sala de monitoramento e uma sala-cofre. Os computadores para a sala de monitoramento já estão instalados e na sequência serão interligados às câmeras de segurança dos cinco municípios que a 12ª CIPM atende, dentro do programa Olho Vivo.

“A nova sede foi construída com supervisão de um arquiteto, que ouviu as demandas dos policiais para que a unidade atendesse todas as necessidades da Rotam”, destacou o comandante da 12ª CIPM, capitão Bruno Lopes Bueno.

APOIO OPERACIONAL – A base terá um papel operacional estratégico. A PMPR optou por descentralizar seus grupos táticos, instalando-os não apenas em uma única sede. Dessa forma a região terá pronto atendimento das demais unidades caso alguma delas seja alvo de ataque, como em situações em que grupos de criminosos chegam a tomar cidades no Interior com uso de armamento pesado para grandes assaltos.

12ª CIPM – A 12ª Companhia Independente de Polícia Militar foi criada em agosto de 2022, a partir do Decreto Estadual 11.895. A unidade se desmembrou do 3º Batalhão da Polícia Militar. Além da sede em Palmas e da base da Rotam em Clevelândia, a companhia conta ainda com o Canil em Mangueirinha e uma equipe da Rotam em Palmas.

PRESENÇAS – Também estavam presentes no evento o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto; da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do Planejamento, Guto Silva; e os deputados estaduais Anibelli Neto, Luis Corti, Luiz Fernando Guerra, Wilmar Reichembach e Adão Litro.