Paraná busca parcerias com o Reino Unido em educação, infraestrutura e energia verde

Temas foram tratados em reunião do vice-governador Darci Piana com a cônsul-geral do Reino Unido em São Paulo, Sarah Clegg. A Nova Ferroeste também foi destaque no encontro. Londres deve ser um dos destinos das missões internacionais promovidas pela Invest Paraná neste ano.
Publicação
30/01/2024 - 09:02

O Paraná quer estreitar as parcerias com o governo britânico em áreas como educação, infraestrutura e energias renováveis, além de ampliar o comércio bilateral com o Reino Unido. Como parte desse processo, o vice-governador Darci Piana recebeu nesta segunda-feira (29), no Palácio Iguaçu, a cônsul-geral do Reino Unido em São Paulo, Sarah Clegg, para apresentar os potenciais e os projetos do Estado nessas áreas.

Piana destacou uma série de projetos em andamento no Paraná, como a Nova Ferroeste, único projeto de infraestrutura da América Latina incluído no Sustainable Markets Initiative (Iniciativa de Mercados Sustentáveis), fundo criado pelo rei Charles III para apresentar ao mercado privado soluções sustentáveis para a transição a um futuro mais saudável.

“Temos muitos projetos de infraestrutura em andamento, como a Nova Ferroeste e as concessões rodoviárias, que estão abertos para a participação de investidores estrangeiros. O Reino Unido já teve um papel importante na implantação de ferrovias no Brasil e pode ser um parceiro estratégico novamente nesta área junto com o Governo do Paraná”, salientou o vice-governador.

Um dos principais produtores de energia renovável do País, o Paraná quer avançar em novas fontes energéticas, como biogás, biometano e hidrogênio verde. “Um dos grandes interesses do governo britânico é na área de energia renovável, com as nossas empresas tendo grande expertise nesse setor. O Paraná pode ser um parceiro em potencial nesse sentido”, afirmou a cônsul. “Queremos identificar os interesses em comum com o Estado para termos mais parcerias”.

Na área da educação, um dos destaques é o programa Ganhando o Mundo, que neste ano está levando mil alunos da rede estadual para um intercâmbio gratuito em países de língua inglesa, sendo que 50 deles já embarcaram para a Inglaterra. O interesse do Governo do Estado agora é na ampliação do ensino técnico dos estudantes e também a formação continuada dos professores, com a possibilidade de também enviá-los para um intercâmbio ao país europeu.

AGENDA INTERNACIONAL – O Paraná também tem um histórico de parcerias bilaterais com o Reino Unido. Em 2022, a Invest Paraná realizou uma rodada de negócios com empresas britânicas na sede do consulado, em São Paulo. Um dos resultados do evento foi justamente a inclusão da Nova Ferroeste no Sustainable Markets Initiative.

A ideia agora é estreitar ainda mais esses negócios. Londres, a capital do Reino Unido, deve ser um dos destinos das missões internacionais promovidas pela Invest neste ano. A expectativa é que a agenda ocorra no segundo semestre de 2024, com foco nas áreas de energias renováveis, inovação, fundos de investimentos e agronegócio.

PRESENÇAS – Também acompanharam a reunião os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva; da Educação, Roni Miranda; e da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson; o diretor-presidente de Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e a chefe do escritório do Itamaraty no Paraná, a embaixadora Lígia Maria Scherer.

 

Fonte; Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS