Paraná e Hungria firmam parceria nas áreas de inovação e tecnologia

Vice-governador Darci Piana recebeu a cônsul-geral do país europeu e representantes de empresas húngaras nesta quarta-feira (4) para assinar um protocolo de intenções sobre potenciais parcerias estratégicas. Acordo envolve a participação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Tecpar.
Publicação
04/10/2023 - 14:32

O Governo do Paraná e o Consulado-Geral da Hungria em São Paulo assinaram nesta quarta-feira (4) um memorando de entendimentos para fomentar parcerias nas áreas de inovação e tecnologia entre o Estado e o país europeu. O objetivo é aproximar instituições governamentais e empresas dos dois países para avaliar potenciais cooperações. O acordo envolve a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

A comitiva formada por representantes consulares e da iniciativa privada da Hungria foi recebida pelo vice-governador Darci Piana no Palácio Iguaçu. “O Paraná é uma referência nacional na pesquisa, inovação e tecnologia. Estamos sempre abertos a parcerias que ajudem a estimular a economia local, com mais competitividade e oportunidades às empresas e instituições paranaenses”, afirmou Piana.

A intenção com o memorando é estimular a troca de experiências e tecnologias entre instituições públicas e privadas, em especial nas áreas de agronegócio e de produtos químicos, por exemplo.

Uma das parcerias estudadas envolve o Tecpar e uma empresa húngara de fertilizantes orgânicos. “Já temos uma oportunidade de iniciar esta aproximação do Paraná com a Hungria trazendo tecnologia que promove um processo de esterilização ambientalmente amigável, por exemplo. O primeiro objetivo do Tecpar é disponibilizar este produto de forma abrangente no Paraná, especialmente para pequenas propriedades que participam do programa Paraná Mais Orgânico”, afirmou o diretor-presidente do instituto, Celso Kloss

O programa Paraná Mais Orgânico auxilia os produtores fornecendo o conhecimento técnico necessário para converterem as lavouras tradicionais para o modelo que dispensa o uso de agrotóxicos, sementes transgênicas e outras substâncias tóxicas ou sintéticas, conforme determina a legislação brasileira.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a parceria atende a uma atividade em expansão no Estado, com possibilidade de desenvolvimento de novas tecnologias. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Paraná é o estado brasileiro com maior número de produtores orgânicos do País, com cerca de 3,7 mil propriedades certificadas.

“Este é um exemplo de parceria que buscamos. Não apenas um produto que se alinhe com o que nós priorizamos aqui no Paraná, mas parcerias que aproximem setor produtivo, academia e instituições, com transferência de tecnologia, geração de emprego e renda”, afirmou Bona.

REFERÊNCIA – Durante o encontro, a cônsul-geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László, afirmou que a parceria entre o país europeu e o Paraná é promissora pelas afinidades existentes e pelos índices de desenvolvimento do Estado. “O Paraná é a quarta economia do Brasil, um dos destaques nacionais em desenvolvimento, está entre os mais competitivos do país e tem vocação para ser o supermercado do mundo. Tudo isso graças à tecnologia. A Hungria tem interesse em colaborar com o Estado, trazendo inovações e novas soluções”, afirmou.

AGENDA – Além da reunião entre as autoridades e da assinatura do documento, a comitiva visitou a sede do Tecpar na Cidade Industrial de Curitiba e o campus de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na reunião a chefe do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores no Paraná, Ligia Maria Scherer; a cônsul-geral de Ciência e Tecnologia da Hungria em São Paulo, Júlia Mórován; o cônsul-honorário da Hungria em Curitiba, Marco Aurélio Schetino de Lima; o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Luiz Silva Junior; a diretora de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Simone Campos; o diretor de Administração e Finanças do Tecpar, Giovani Brito; a procuradora jurídica do Tecpar, Adrianne Correia Pereira; o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação do Vale do São Francisco, José Mauro Pereira; o diretor-presidente da Blinmed, James Giacomassi; o diretor-presidente da Pannon Trade, Arpád Brányi; e Attila Kovács, Rafael de Boni da Silva, Marcin Hasznos e Alexandre Susin, representantes da Fertilsul.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS