Piana entrega equipamentos para Bombeiros e "kits de resposta" a eventos climáticos para cidades

Os investimentos somam quase R$ 18,5 milhões. O Corpo de Bombeiros recebeu 400 motosserras, 70 conjuntos de almofadas pneumáticas e 57 desencarceradores. Já kits municipais são compostos de roupas pantaneiras, capacetes com óculos de proteção, lanternas, abafadores, motosserras, sopradores, luvas de vaqueta e de borracha e mochilas.
09/05/2023 - 09:33

O governador em exercício Darci Piana entregou nesta segunda-feira (8) novos equipamentos para o Corpo de Bombeiros e kits para a Defesa Civil para cinco municípios. A entrega foi feita no Centro Logístico da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em Curitiba.

Os investimentos somam quase R$ 18,5 milhões, incluindo recursos próprios do Governo do Estado e também emendas parlamentares, viabilizados pelo programa Paraná Mais Cidades. A primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, também participou da entrega.

Piana explicou que os equipamentos reforçam os atendimentos da população atingida por desastres ou em casos de acidentes. “Os municípios estão recebendo equipamentos necessários para os primeiros socorros em casos de excesso de chuvas e de intempéries que prejudicam as famílias”, afirmou.

“Além da entrega desses kits, a Defesa Civil tem à disposição uma série de materiais como colchões, cestas básicas, kits de higiene e limpeza para dar uma pronta resposta aos municípios atingidos por desastres”.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, explicou que os kits foram idealizados pelo órgão para que os municípios tenham condições de dar a primeira resposta em casos como vendavais, chuvas de granizo, enchentes e enxurradas.

Segundo ele, os materiais estão sendo entregues a 47 cidades paranaenses. “Os municípios precisam estar organizados para prestar os primeiros atendimentos antes da chegada do Corpo de Bombeiros ou de outros órgãos de emergência. Além da entrega dos kits com materiais básicos para atender essas situações, as Defesas Civis municipais também estão recebendo treinamento para sua utilização”, disse.

O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, ressaltou o Governo do Estado tem investido constantemente na modernização dos equipamentos utilizados pelas forças de segurança. “Há um trabalho conjunto entre a Defesa Civil Estadual, as municipais e o Corpo de Bombeiros para salvar vidas e reduzir os estragos em casos de desastres. E esses equipamentos são essenciais para dar qualidade e agilidade na resposta à população”, afirmou.

DEFESA CIVIL – Os municípios de Ramilândia, Matelândia, Medianeira, Cianorte e Mamborê receberam kits utilizados nos primeiros atendimentos em situações de desastre, compostos por roupas pantaneiras (usadas em áreas alagadas), capacetes com óculos de proteção, lanternas (de cabeça, atmosfera explosiva e holofote), abafadores, motosserras, sopradores, luvas de vaqueta e de borracha e mochilas. Cada conjunto de materiais tem custo de R$ 35 mil.

Além disso, foi entregue para a cidade de Cruzeiro do Oeste uma caminhonete Fiat Toro, no valor de R$ 175 mil. Tanto os kits quanto o veículo foram adquiridos pela Defesa Civil Estadual com recursos de emendas parlamentares.

O prefeito de Ramilândia, Edson dos Santos, ressaltou que os materiais são essenciais para a Defesa Civil do município agilizar as ações junto à população em casos de desastres, já que o quartel do Corpo de Bombeiros mais próximo fica em Medianeira, a quase 40 quilômetros da cidade.

“Para Ramilândia é muito importante receber esse kit, justamente por causa da distância da sede do Corpo de Bombeiros. Temos uma equipe de Defesa Civil que é bem preparada, porém faltava o equipamento para combater incêndios ou qualquer anormalidade que venha acontecer”, afirmou. “De imediato, podemos solucionar o problema, salvar vidas e o patrimônio, podendo evitar o deslocamento dos bombeiros”.

“Nossa Defesa Civil é muito atuante e esse kit vai ajudar e muito no desenvolvimento dos trabalhos da equipe, que trabalha diuturnamente no atendimento da nossa população. Eles serão essenciais para atender as pessoas atingidas por temporais e outros desastres”, afirmou o prefeito de Matelândia, Maximino Pietrobon.

CORPO DE BOMBEIROS – Já o Corpo de Bombeiros recebeu quase 400 motosserras, 70 conjuntos de almofadas pneumáticas e 57 desencarceradores, aparelhos que são utilizados para a retirada de vítimas de ferragens em acidentes automobilísticos. O investimento nos equipamentos chega a R$ 18,1 milhões.

“São materiais que vão fazer a diferença no atendimento do Corpo de Bombeiros. Eles são utilizados em acidentes graves, nas situações em que as vítimas ficam presas na ferragens. Eles vem para auxiliar a atuação dos nossos bombeiros nos serviços prestados à população”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior.

Agência Estadual de Notícias