Piana inaugura obras de pavimentação, praças e anuncia novos investimentos para Jesuítas

O governador em exercício inaugurou nesta quinta-feira (11) as obras das estradas Carajá e Itaguajé, que fazem a ligação dos distritos rurais de Jesuítas. Ele confirmou ainda um pacote de investimento de R$ 8,2 milhões da Secretaria das Cidades, com ações nas áreas de mobilidade, lazer e assistência social.
12/05/2023 - 09:02

O governador em exercício Darci Piana inaugurou nesta quinta-feira (11) em Jesuítas, no Oeste do Estado, as obras de pavimentação das estradas que fazem a ligação entre os distritos de Carajá e Vila São Paulo e da sede do município até a comunidade de Itaguajé, além de quatro praças. Ele anunciou ainda uma série de ações em áreas como mobilidade urbana, lazer e assistência social.

“Hoje é um dia histórico para Jesuítas, porque confirmamos para a cidade um grande volume de investimentos que melhoram a qualidade de vida da nossa população. É dessa forma que fazemos crescer o município e todo o Estado do Paraná”, afirmou Piana. “Jesuítas contribui muito com o Estado porque é uma cidade com forte produção agrícola, que traz muitas riquezas para o Paraná”.

A pavimentação de nove quilômetros na Estrada de Carajá, finalizada há cerca de um mês, é fruto de um esforço conjunto entre Governo do Estado, município e deputados federais e estaduais. O investimento total na obra foi de R$ 5,2 milhões, sendo que R$ 2,77 milhões foram repassados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, por meio do programa Paraná Mais Cidades, que conta com recursos de emendas parlamentares.

Além de beneficiar as duas comunidades, que têm cerca de 3 mil habitantes, a obra também facilita o escoamento da produção de um dos principais celeiros agrícolas do Oeste paranaense. Nos distritos rurais, estão localizadas duas unidades de matrizes de suínos e de vacas leiteiras da cooperativa Copacol, além de uma forte produção de grãos e frango.

“Era um sonho de Jesuítas a ligação asfáltica do trecho entre os distritos de Carajá e Vila São Paulo, um projeto que só foi possível conquistar com essa grande cooperação”, ressaltou o prefeito Júnior Weiller. “São regiões que têm um agronegócio forte, nossos celeiros agrícolas, e que batem recordes na produção de soja, milho e de proteína animal. Elas ajudam na geração de empregos não só da nossa cidade, como das localidades vizinhas”.

Com investimento de R$ 4 milhões, sendo R$ 2 milhões do Governo do Estado e R$ 2 milhões que o município financiou junto à Caixa Econômica Federal, o distrito de Itaguajé também ganhou asfalto novo. Foram pavimentados 11 quilômetros, beneficiando cerca de 400 pessoas. “Esse é outro celeiro agrícola. A obra, além de facilitar o ir e vir dessa comunidade, também vai contribuir com o escoamento da produção”, destacou Weiller.

NOVO PACOTE – Jesuítas também ganhou quatro novas praças, que foram inauguradas oficialmente nesta quinta-feira por Darci Piana. São elas: Rodoviária e Nilza de Oliveira Pipino, no Centro; Conjunto Guarani; e Conjunto Angelo Casa Santa.

Os espaços fazem parte de um pacote de R$ 8,2 milhões em investimentos feitos desde 2019 pelo Governo do Estado no município. Deste total, R$ 4,6 milhões correspondem a projetos já entregues, R$ 1,4 milhão que estão em licitação e mais R$ 1 milhão que está em fase de análise dos projetos.

Na solenidade, o governador em exercício autorizou a licitação para a construção de uma nova unidade do Meu Campinho em Jesuítas, além de outra que já foi contratada. O espaço vai contar com quadra de grama sintética, playground, academia ao ar livre e outras estruturas voltadas ao lazer da população. Piana também autorizou a licitação para a reforma do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e homologou a construção de uma capela mortuária.

As ações executadas com recursos da Secretaria das Cidades incluem ainda a elaboração do Plano Diretor da cidade e a urbanização da Avenida Padre Anchieta, que estão em execução.

Também já foram inauguradas as obras de uma outra praça, a pavimentação de diversas ruas, urbanização de calçadas e duas obras de iluminação pública, o que faz com que a cidade tenha 100% de iluminação de LED, inclusive nas áreas rurais. Além disso, já foram entregues pela Secid um ônibus e nove veículos para uso do município.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os diretores gerais da Secretaria das Cidades, Márcio Marcolino; e da Secretaria da Infraestrutura e Logística, José Brustolin Neto; o deputado estadual Marcel Micheletto; o vice-prefeito de Jesuítas, Edicarlos de Oliveira; e vereadores do município e prefeitos da região.

Agência Estadual de Notícias