Piana participa do II Encontro Iberoamericano de Convergência Empresarial

Vice-governador destacou que as ações austeras do governo do Paraná somadas a investimentos de infraestrutura, mesmo com a pandemia do coronavírus, resultou num ano com bons indicadores econômicos, sociais e de investimento.
Publicação
17/12/2020 - 11:50

O vice-governador, Darci Piana, afirmou que as ações austeras do governo do Paraná somadas a investimentos de infraestrutura, mesmo com a pandemia do coronavírus, resultou num ano com bons indicadores econômicos, sociais e de investimento. Piana que participou nesta quinta-feira (17) do II Encontro Iberoamericano de Convergência Empresarial, destacou  as ações do Estado num debate sobre  as perspectivas políticos econômicas pós pandemia e o atual cenário de incertezas para o futuro empresarial, com representantes do Uruguai, Argentina e Paraguai.

Piana afirmou que o Paraná soube equilibrar interesses econômicos mesmo com as restrições impostas pela pandemia.  “Através do Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná, juntos com 39 grandes empresários, debatemos um plano de retomada econômica,” completou o vice-governador, ele que é responsável pela estratégia de recuperação pós-pandemia.

Infraestrutura- Investimentos no Porto de Paranaguá, o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil e o maior porto graneleiro da América Latina e a nova ponte que une o Brasil ao Paraguai, foram detalhados pelo vice-governador aos participantes da videoconferência. “Essa segunda ponte irá fomentar o turismo e representará um novo ciclo econômico para a região”, disse.

Piana também ressaltou a implantação do corredor bioceânico, que irá ligar o Porto de Paranaguá, passando por Paraguai e Argentina, ao Porto de Antofagasta, no Chile. A ligação de 2,5 mil quilômetros integra os quatro países e facilitará as exportações do Cone Sul para os países asiáticos pelo Oceano Pacífico.  “Importante que os governos e a iniciativa privada caminhem juntos, assim como nossos países se irmanem em objetivos comuns. A pandemia trouxe muitas mortes e coisas horríveis, mas trouxe a lição de que a solução de todos os problemas passa por ações realizadas em conjunto”, concluiu.

Pequenas Empresas-  Piana que é presidente da Federação do Comércio e também preside o Sebrae- Paraná ressaltou as reuniões entre os  representantes das entidades de comércio, indústria e agronegócio com o governo estadual para pensarem juntos o  desenvolvimento econômico. “O Sebrae agiu rápido para fortalecer sua conexão com as micro e pequenas empresas, acelerando a transformação digital que já vinha sendo estruturada há dois anos”, disse.

O empresário Jefferson Nogaroli, do Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná,  participou do  painel  Adaptação e Modernização – As chaves do novo contexto laboral e empresarial.

Presenças: A videoconferência teve a participação do ex-presidente do Uruguai,  Julio María Sanguinetti; do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Enrique V. Iglesias e do subsecretário de Pesquisa Científica e Política Industrial de Defesa do Ministério da Defesa da Argentina, Mariano de Miguel.

GALERIA DE IMAGENS