Vice-governador destaca parceria entre Estado e Sebrae para promover inovação no Paraná

Ele participou do painel “AMP e SEBRAE - Desenvolve Paraná e Sala do Empreendedor”, mediado pelo superintendente-geral do Sebrae no Estado, Vitor Tioqueta, e o presidente da AMP, Júnior Weiller.
18/11/2022 - 14:59

O vice-governador Darci Piana destacou nesta quinta-feira (17) a parceria entre o Governo do Estado, as prefeituras e a iniciativa privada durante o evento Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população, realizado em Foz do Iguaçu. Ele participou do painel “AMP e SEBRAE - Desenvolve Paraná e Sala do Empreendedor”, mediado pelo superintendente-geral do Sebrae no Estado, Vitor Tioqueta, e pelo presidente da AMP, Júnior Weiller.

Segundo Piana, quando o setor público pode usufruir de serviços ofertados por empresas, os avanços são potencializados. Essa relação gera mais empregos, dinamiza a economia e promove inovação. "Temos uma grande parceria com o Sebrae, que atende as pequenas empresas e fomenta o empreendedorismo. É assim que a gente faz o Paraná crescer, olhando para o crescimento organizado da iniciativa privada, o que favorece a abertura de novas vagas no mercado de trabalho”, ressaltou.

Ele também destacou que o Governo criou o programa Descomplica Paraná, agilizando processos de abertura e fechamento de empresas, diminuindo exponencialmente o tempo perdido com a burocracia, e que discute políticas de sustentabilidade com empresas privadas através com primeiro comitê ESG público-privado do Brasil, o que ajuda a orientar a expansão da consciência sobre mudanças climáticas e transformações sociais.

Também abordou a importância da sustentabilidade nos municípios e o papel das micro e pequenas empresas para o Estado, responsáveis por grande parte das novas vagas no mercado de trabalho.

O Sebrae apresentou aos prefeitos programas desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado, como o Cidade Empreendedora (iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município), o Compra Paraná (de estímulo ao comércio regional) e Paraná Business (portal que oferece soluções a diferentes tipos de empreendimentos).

Os termos de parceria para abertura de Pontos de Atendimento ao Empreendedor e das Salas do Empreendedor também estiveram na pauta. Além disso, programas de desenvolvimento de educação empreendedora, desburocratização, inovação e empreendedorismo foram detalhados no painel.