Vice-governador participa do 32º Show Rural Coopavel, em Cascavel, com agenda intensa e coordenando comitiva de lideranças empresariais

O vice-governador do Paraná Darci Piana, que é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, e vice-presidente da CNC Confederação Nacional do Comércio, participou no período de 5 a 7 deste mês, do 32º Show Rural Coopavel, em Cascavel, com agenda intensa.
Publicação
07/02/2020 - 15:39

O vice-governador do Paraná Darci Piana, que é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, e vice-presidente da CNC Confederação Nacional do Comércio, participou no período de 5 a 7 deste mês, do 32º Show Rural Coopavel, em Cascavel, com agenda intensa.

Na quarta (5), Piana liderou uma comitiva de presidentes de Federações do Comércio de nove estados brasileiros, e representantes da Confederação Nacional do Comércio, que foram conhecer o 32º Show Rural Coopavel, considerado o maior da América Latina, que traz inovações do agronegócio.

O grupo foi recepcionado pelo secretário da Agricultura, Roberto Ortigara, e o presidente do Sistema Ocepar de Cooperativas, José Roberto Ricken, no espaço do Governo do Paraná, dentro da Casa Paraná das Cooperativas. Em seguida, participaram da premiação do Hackathon Show Rural, promovido pela Celepar. Também acompanharam a comitiva, lideranças empresariais de Cascavel e região. 

Na quinta (6), o vice-governador ciceroneou os presidentes de Federações do Comércio, e representantes da Confederação Nacional do Comércio, até o escritório do Sebrae em Cascavel. Os sindicalistas participaram da apresentação sobre o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, implementado pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR, Prefeitura de Cascavel e demais parceiros na principal avenida do município, a Av. Brasil. Os líderes empresariais foram recebidos pelo diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, João Alberto Soares de Andrade. 

Piana lembrou que o surgimento do programa de Revitalização de Espaços Comerciais, começou com a revitalização do antigo Paço Municipal em Curitiba, hoje Paço da Liberdade, um espaço cultural do Sesc.  As transformações foram além do prédio histórico e se estenderam ao entorno, mudando o visual do centro histórico de Curitiba. “A Fecomércio PR e o Sebrae/PR, têm um acordo para melhorar as áreas comerciais, em parceria com as prefeituras, geralmente de cidades mais antigas, com problemas de degradação comercial. Trazemos vida novamente para esses centros comerciais, com  melhoras estruturais realizadas pelo poder público, e a atuação do Senac na qualificação dos trabalhadores do Sesc  proporcionando  qualidade de vida desses profissionais do comércio, com o aperfeiçoamento da gestão coordenada pelo Sebrae, além dos sindicatos empresariais e demais parceiros”, explicou. 

Cascavel tem, entretanto, uma característica distinta da maioria das cidades paranaenses, onde o programa foi implementado, pois se trata de um município relativamente novo, emancipado na década de 1950. O secretário João Alberto de Andrade destacou que, a implementação do programa coincidiu com a revitalização da Av. Brasil 


Durante o Show Rural, governador assina protocolo para laboratório  de inteligência artificial e dados

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (06), na Vila Startup Biopark no Show Rural, um protocolo de intenções para a instalação do DataLab Iguassu Valley, um laboratório de inteligência artificial e dados.
Focado em áreas como energia, saúde e agronegócios, o DataLab terá a atuação orientada pelas demandas do mercado e trabalhará, entre outras coisas, com pré-processamento, análise descritiva e preditiva de dados. O objetivo é apoiar a inovação em empresas, startups e outras instituições, mediante a resolução de problemas e desenvolvimento de soluções e produtos de data science e inteligência artificial.
O protocolo considera como polos os municípios de Toledo, Foz do Iguaçu e Cascavel e contempla a formação de equipe técnica para atuação nessas cidades, bem como infraestrutura laboratorial (física e nuvem).
A atuação se dará por meio do trabalho conjunto entre Celepar, SRI Iguassu Valley, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Sebrae, Biopark, PTI e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec).
O governador ressaltou o trabalho feito pelos parques tecnológicos e demais iniciativas inteligentes e inovadoras no Estado. “O Paraná tem despontado como grande polo de inovação no Brasil, e todo esse time de envolvidos com essas iniciativas oferece um respaldo para a área de ciência e tecnologia no Estado”, afirmou.

 

Show Rural espera bater recorde de público e negócios

Com 650 expositores, a 32ª edição do Show Rural Coopavel certamente baterá recorde de público e negócios gerados. Até a última o final do dia da última quinta-feira (6), mais de 250 mil visitantes já haviam passado pela feira. Até seu encerramento, o Show Rural deve gerar negócios de cerca de R$ 2 bilhões.
A dez quilômetros do centro de Cascavel, o Show Rural Coopavel é a maior feira agropecuária brasileira. Em uma área com mais de 720 mil metros quadrados destinados a empresas do agronegócio referências em suas áreas de atuação, a feira tem participantes de todos os lugares do Brasil e do mundo.