Vice-governador prestigia o maior evento Nipo-Brasileiro do Sul

A cidade de Maringá tem uma das maiores e mais representativas comunidades japonesas do Brasil. E é uma das cidades que melhor preserva essa cultura no mundo, especialmente pelo excelente trabalho realizado pela Associação dos Japoneses de Maringá (ACEMA).
05/08/2019 - 14:00

Cumprindo uma tradição de três décadas, a ACEMA realiza em 2019 o 30º Festival Nipo-Brasileiro, no município. A solenidade de abertura do evento foi realizada no último sábado (03.08), e, a convite dos organizadores, o vice-governador Darci Piana, acompanhado de sua esposa, Maria José, cumpriu agenda na cidade de Maringá durante o dia e participou da solenidade de abertura, à noite.

O festival acontece até o dia 11 deste mês e os organizadores esperam superar o  público do ano passado, com a visita de mais de 70 mil pessoas. As ações do festival acontecem em quatro pavilhões distintos: comercial, artístico, cultural e gastronômico. Em todos eles, uma grande oportunidade de os visitantes vivenciarem a cultura nipônica.
O vice-governador Darci Piana chegou a Maringá no meio da tarde de sábado e foi recepcionado pelo presidente da ACEMA, Afonso Akioshi Shiozaki, e demais membros da diretoria da entidade. Do aeroporto foi diretamente visitar o Parque do Japão, onde, juntamente com sua esposa, plantou uma muda de ipê branco, árvore-símbolo do Japão e muito presente na cultura nipônica.

O Parque do Japão está situado em uma área de mais de 100 mil metros quadrados, no Parque Industrial, uma região que, antes degradada, foi totalmente recuperada para a implantação do maior jardim em estilo oriental fora do Japão.

Após plantar a árvore e assinar o livro de visitas do parque, Piana fez uma emocionada declaração, agradecendo aos membros da ACEMA e a toda a comunidade japonesa de Maringá pela oportunidade de participar de um importante ritual de todos aqueles que visitam o parque. “A deferência com que os membros da ACEMA me recebem ficará para sempre guardada na minha memória. Um ato singelo, porém carregado de grande significado. Afinal, Maringá e o Paraná devem muito à colônia japonesa”.

À noite, em uma solenidade prestigiada por diversas autoridades, entre as quais o prefeito Ulisses Maia e o deputado estadual Dr. Batista, foi realizada a abertura da trigésima edição do Festival Nipo-Brasileiro, na sede da ACEMA. Em seu discurso, Piana ressaltou uma vez mais a importância dos bravos integrantes da comunidade japonesa que ajudaram a construir Maringá: “Meus parabéns a Maringá e a todos os integrantes da comunidade nipônica. Celebrar a cultura japonesa é também celebrar a cultura de Maringá e do Paraná”.